ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Reduzir custos e agregar valor são temas da FEMAGRI 2014, Feira de Máquinas da Cooxupé

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/11/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Cooxupé, cooperativa com mais de 11 mil cooperados produtores de café do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, já está empenhada na organização da 13ª edição da FEMAGRI, Feira de Máquinas, Insumos e Implementos Agrícolas que acontece entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2014, em Guaxupé/MG. Com o tema “Infraestrutura adequada reduzindo custos e agregando valor”, o evento é um importante ponto de apoio para o produtor que deseja mecanizar sua propriedade. Além de melhores condições de pagamentos e possibilidades de maquinários tanto para o pequeno quanto o grande cooperado, a feira traz ao cafeicultor as principais tendências do mercado.

Segundo Elmo Donizetti de Cistolo, gerente de Planejamento, Administração e Serviços da Cooxupé, o evento de 2014 chega com o objetivo de alertar o produtor sobre a importância de investir na propriedade, com máquinas que beneficiam a produção, aumentam a qualidade do grão e diminuem os custos. “A falta de estrutura atinge diretamente a qualidade do grão e foi o que aconteceu com muitos produtores da região em 2013, que também tiveram que lidar com chuvas fora de época. É importante ressaltar que investindo nas novas tecnologias, mesmo com os atuais preços do café, o cafeicultor terá ganhos futuros”, conta

Criada em 1997 para prestar novos serviços ao cooperado no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas, a feira sempre trouxe opções para o pequeno produtor, que corresponde a 84% do quadro de cooperados da Cooxupé. Para o presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa, desde sua criação não havia um evento no país que proporcionasse esse benefício ao pequeno produtor. “O grande desafio para nós e aos fornecedores é trazer para os cafeicultores preços competitivos aliados à qualidade”.

Maquinário já é realidade em pequenas propriedades

Com a ampliação do mercado de máquinas, diminuição dos custos e maior facilidade de pagamento, mesmo nas pequenas propriedades da área de atuação da Cooxupé a mecanização já é uma realidade. “Independente do porte do produtor, ele tem buscado a redução de custos com as máquinas, através de equipamentos de acordo com sua realidade como pequenos tratores, derriçadores manuais, sopradores, implementos, secadores, etc”, afirma Elmo. Segundo o agrônomo, quanto menor a dependência do cafeicultor de mão de obra, um dos principais gastos na produção de café, maior sua lucratividade. “O mercado não para de inovar. A colhedeira alto motriz, os recolhedores de café que caem no chão, o manejo de pulverização e controle de ervas daninhas, além de diversas opções fornecidas pelo mercado, são importantes aparatos para o produtor”.

FEMAGRI 2014

Apesar dos baixos preços de comercialização do grão, a feira já conta com praticamente todos os espaços vendidos. A estrutura do evento, que será realizada entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2014, conta com aproximadamente 140 estandes e mais de 110 expositores divididos em 107 mil m² de área. Em 2013, o evento gerou R$ 50 milhões em negócios, reunindo um público de mais de 22 mil pessoas de 248 municípios e 11 estados brasileiros.

As informações são da Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa, adaptadas pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/11/2013

A FEMAGRI é uma vitrine para cafeicultura, é muito importante participação de pessoas envolvidas, na Cadeia Produtiva do Café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures