ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores se reúnem para potencializar produção cafeeira nos estados de MG e SP

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 16/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Na próxima semana, a cidade mineira de Guaxupé receberá famílias cafeicultoras de mais de 100 cidades do Sul de Minas Gerais e do Estado de São Paulo para encontrarem alternativas e alavancar a produção cafeeira dessas regiões. Somente o sul mineiro corresponde a 30% da produção brasileira de café. Referência entre os eventos nacionais do setor e posicionada como plataforma de soluções para os produtores que buscam novos conhecimentos, redução de custos na propriedade e uma atividade cada vez mais sustentável, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada pela maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé, tem expectativa de receber 25 mil visitantes e gerar R$ 60 milhões em negócios.

Foto: Divulgação / Cooxupé
Foto: Divulgação / Cooxupé

Em uma área de 107 mil metros quadrados, a Feira apresentará novidades para os pequenos, médios e grandes cafeicultores. Entre os lançamentos está o de um sistema de acionamento de derriçador a bateria, diferente dos disponíveis no mercado, cujo funcionamento é com motor elétrico. Outra novidade é a recolhedora de café arábica, especialmente para os pequenos e médios produtores, cujo principal diferencial é o cilindro axial, que consegue separar do grão as impurezas mais grossas, oferecendo um grão mais limpo e de maior qualidade. A Feira ainda terá um derriçador que, diferente dos demais encontrados no mercado, oferece duas velocidades (normal e turbo), além dos sete “dedos” do equipamento serem maiores, dobrando o rendimento e agilidade da colheita.

Na Femagri, a Cooxupé oferece oportunidade aos cooperados de efetuarem negociações, utilizando o café como moeda de troca para financiar as aquisições, em até três anos, baseando o valor de acordo com a cotação da saca no respectivo dia. “A maioria dos nossos cooperados são mini e pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar e a Cooxupé está sempre antenada para disponibilizar para todos seus associados alterativas que agreguem maior valor e qualidade em suas produções. A Femagri é uma grande oportunidade para eles encontrarem informações que fortaleçam suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável”, explica o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Além disso, o evento contará com uma ação inédita: um estande de classificação do café voltado para o produtor, com o objetivo de mostrar como o manejo e interferências externas, como o clima, podem influenciar na qualidade do grão e, consequentemente, no seu valor de mercado. “No espaço, o cafeicultor conhecerá as etapas de classificação do café, poderá degustar e esclarecer dúvidas sobre o grão, suas diferenças de preços, identificando as qualidades”, explica Carlos Paulino.

A Feira ainda oferece aos visitantes o tradicional espaço Fazendinha, dedicado ao produtor que pode conferir na prática as mais novas técnicas e inovações para a lavoura de café. O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé estará no espaço para divulgação das condições meteorológicas das regiões de atuação da cooperativa (Sul e Cerrado de Minas e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo).

Serviço

Femagri - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Data: 18 a 20 de março de 2015
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy. Guaxupé (MG)
Entrada Franca / Estacionamento gratuito
Mais informações: www.cooxupe.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures