ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Festival Santos Café celebra história do grão em quatro dias de evento

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 07/07/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

A cidade de Santos, no litoral paulista, realiza pela primeira vez um festival inteiro dedicado ao café. Dos dias 9 a 12 deste mês de julho, a Prefeitura promove o I Festival Santos Café, relembrando a história do grão que mudou o destino da cidade e a economia do país. Segundo o Balanço das Exportações do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), os embarques de café nos cinco primeiros meses de 2015 foram realizados em grande parte pelo porto de Santos, por onde foram escoados 84,1% do produto exportado (12.531.430 sacas).

Foto: Museu do Café - 1359 /Tadeu Nascimento
 
Foto: Museu do Café /Tadeu Nascimento


A programação do Festival conta com atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer para o público de todas as idades, realizadas em pleno Centro Histórico, de quinta a sábado, das 10h às 21h, e até às 17h no domingo. Os locais receberão sinalização especial do evento, oito restaurantes prepararão sobremesas especiais à base de café, e quatro barraquinhas irão servir degustações de grãos de diferentes marcas, com o apoio da Revista Espresso.

Além do Bonde Café e do Bonde Brincar, voltado para as crianças, a Setur (Secretaria de Turismo) promoverá walking tours, passeios de uma hora com monitoria de guias de turismo, que relembrarão importantes prédios e aspectos históricos do grão que inseriu Santos no cenário econômico mundial. O Festival Santos Café ocupará, durante quatro dias, sete locais principais, com atrações diversificadas.

Locais e atrações
Boulevard da Rua XV – "Corredor cultural" do evento e palco das principais atrações musicais, apresentará artistas locais e de projeção nacional interpretando blues, MPB, jazz, samba, choro e bossa nova. Da programação, constam ainda o Ballet da Cidade de Santos, grupo Dança de Rua do Brasil e Estátuas Vivas, além de intervenções de grupos locais de teatro.

Museu do Café (R. XV de Novembro, 95) – Cursos de café espresso e de latte art (desenhos com leite em bebidas à base de espresso) para adultos, e contação de histórias e curso de minibarista para os pequenos. Durante os quatro dias do festival, haverá visitas monitoradas.

Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre nº 1) - Oficinas gastronômicas com chefs de cozinha e baristas, apresentando diversas técnicas para o preparo de receitas à base de café, e oficinas literárias, com a produção de haicais (poemas de origem japonesa) tendo como tema "Café, a poesia em pequenas doses...". A proposta é levar o público a uma verdadeira viagem pela história dos imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil para trabalhar em lavouras de café, e a ter contato com diferentes tipos de grãos.

Casa de Frontaria Azulejada (R. do Comércio, 93) - 28 artesãos, artistas plásticos, joalheiros, antiquários e designers exporão trabalhos enfocando o café e as belezas de Santos. Dentre os artistas, Mônica Figo, autora de vários trabalhos inspirados na cidade; designer Sandra Ceolin, responsável por jóias com conhecidas formas geométricas locais, a exemplo das muretas; ceramista Maria Angélica Dias e Ademir Montana, com suas disputadas camisetas pintadas à mão.

Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre) – Transformada em "Espaço Kids", contará com brinquedos, maquiagem infantil e brincadeiras, além da presença do personagem Indiano Jones nos passeios do Bonde Brincar. Nas proximidades, também haverá exposição de carros antigos

Construtora Phoenix (R. XV de Novembro, 141) – Abrigará a exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, que mostra diferentes etapas da produção, colheita e transporte do café, assim como da preparação da bebida.

Associação Comercial de Santos (R. XV de Novembro, 137) – Palco da solenidade de abertura do Festival Santos Café, no dia 9 de julho, e de homenagens a personalidades locais

Serviço
Festival Santos Café
Data:
9 a 12 de julho de 2015
Local: Santos (SP)
Mais informações: https://www.santos.sp.gov.br/festivalsantoscafe/

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HALLYSON G. RAMOS NASCIMENTO

PRAIA GRANDE - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/07/2015

Um grande evento realizado na cidade de Santos, onde tudo deu início na área do café no nosso país. Muitas pessoas de várias regiões do estado e imagino que de outros também, estiveram por aqui prestigiando esse grande evento.

Como barista do museu do café, sempre é uma para mim uma grande satisfação em receber e compartilhar todo conhecimento com o público que hoje tem aumentado muito, tenho certeza absoluta de que essa iniciativa trará bons frutos para a área cafeeira e para os consumidores que apreciam um bom café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures