ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia de Mercado de Café discute competitividade da cafeicultura brasileira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 04/11/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) traz assuntos relacionados a cadeia produtiva do café no Brasil para evento nesta semana. Temas serão discutidos durante o Dia de Mercado de Café, realizado no dia 5 de novembro, em Lavras (MG).

A palestra “Tendências do Mercado de Café e Estratégias para Aumento da Competitividade da Cafeicultura Brasileira” será apresentada pelo engenheiro agrônomo e analista da MBAgro, César de Castro Alves. De acordo com o analista, o setor pode produzir um café cada vez mais adequado ao desejo do consumidor final. “O foco absoluto para um café de qualidade começa na condução da lavoura, depois na colheita, pós-colheita, secagem e armazenamento. Os produtores que conseguirem produzir um grão diferenciado terão sempre uma vantagem comercial sobre aqueles atuantes no mercado commoditizado”, explica.

Durante a palestra também vão ser discutidas as expectativas do mercado no Brasil e o crescimento da demanda do café no mundo. Segundo César, a tendência de longo prazo é positiva, pois o Brasil caminha para safras melhores a partir do próximo ano. “Do ponto de vista da demanda a situação é favorável. O consumo mundial há anos cresce de maneira consistente mesmo em anos de menor expansão econômica, puxado principalmente pelos países em desenvolvimento. Isso significa um amplo mercado para o produto brasileiro, que vem cada vez mais passando a ser conhecido como origem de qualidade, não somente quantidade”, explica o analista.

Ainda de acordo com César, o setor necessita de boa gestão, pois os custos da cafeicultura, em parte atrelados ao dólar, subiram muito e o café pouco aproveitou a alta da moeda americana. “O café é uma commodity que sofre pressão negativa quando há desvalorização cambial. Mas podemos manter o Brasil com o título de maior produtor e exportador do mundo”, finaliza.

O objetivo do Dia de Mercado de Café é difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A programação do encontro reúne autoridades da CNA, como o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Pereira de Mesquita, e também contará com temas sobre custos de produção, gestão da propriedade cafeeira, estratégias para a colheita do café, técnicas de pós-colheita e casos de sucesso com uso de mecanização em áreas montanhosas.

Serviço
Dia de Mercado de Café
Data: 05 de novembro
Horário: 9h às 16h
Local: Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Campus Universitário – Lavras (MG)
Inscrições: Pelo e-mail cna.campofuturo@cna.org.br ou pelo telefone (31) 3074 3050 (falar com Helga)

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURICIO RIBEIRO GABRIEL

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/11/2015

Bom dia a todos. Infelizmente não poderei participar deste evento. Gostaria de saber se haverá disponibilidade do material,  o qual sera apresentado neste evento  , e como adquiri-lo.obrigado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures