ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso de MG elege melhores cafés de quatro regiões e vencedores do Estado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 26/11/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O 11º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais anuncia nesta quinta-feira (27/11) seus vencedores. Na ocasião são anunciados os três melhores cafés em cada região produtora nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Entre os cafés vencedores, os dois com maior pontuação em cada categoria serão eleitos campeões estaduais.



A premiação inclui, ainda, homenagem ao cafeicultor com o melhor café produzido com sustentabilidade, de acordo com a certificação oficial do Estado, entrega de diploma aos primeiros colocados em cada categoria e de certificado aos cafeicultores finalistas. O evento ainda contará com a realização de um leilão com microlotes de café (uma saca de 60Kg) dos campeões estaduais de cada categoria.

Nesta edição foram inscritas 1.025 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Os lotes foram entregues pelos cafeicultores nos escritórios da Emater (MG), sendo aceitos somente cafés da espécie arábica, safra 2014, tipo 2 para melhor.

Foto: Divulgação/ Arquivo Emater
Foto: Divulgação/ Arquivo Emater

As etapas de avaliação das amostras terminaram em outubro, sendo escolhidos 33 cafés finalistas. (Confira aqui a lista dos finalistas) Na categoria Natural foram classificadas 16 amostras e o restante chegou a final da categoria Café Cereja Descascado.

“O caráter é mais educativo. Os resultados das amostras analisadas serão detalhados em laudos e entregues aos extensionistas da Emater (MG) responsáveis pelas inscrições. Produtor e técnico terão condições de discutir quais as possibilidades existentes dentro das tecnologias preconizadas para a produção de bons cafés. Ou seja, o concurso é um trabalho de melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais”, ressalta Marcos Fabri Junior, gerente da regional Emater (MG) de Lavras e coordenador do concurso.

Exigências
De acordo ainda com o regulamento, os grãos de café deveriam passar por peneiras 16 ou acima, com vazamento de até 5% e umidade máxima de 11,5%. Outra exigência é que a lavoura de origem da amostra seja georreferenciada. Cada cafeicultor pôde concorrer com apenas uma amostra em cada modalidade das respectivas categorias. Todas as amostras inscritas no concurso passaram por análises físicas e sensoriais realizadas por provadores especializados em cafés especiais.

Serviço
Premiação Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Quando: 27/11
Horário: 20h
Onde: Patos de Minas, no Cerrado Mineiro, na av. Presidente Tancredo Neves, 445
Mais informações: https://www.emater.mg.gov.br/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures