ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conceito de Terroir é tratado por produtor em evento de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 17/03/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Mariana Proença

Um novo evento de café acontecerá no mês que vem: o Jamboree Brasil Café. Focado para o consumidor, o fórum será formado por mesas-redondas e workshops com informações teóricas e práticas. O projeto foi criado pelo especialista em café Ensei Neto, em parceria com o Clube do Café, comunidade de apaixonados pela bebida.

 

Durante a realização, a produção tem vez na palestra do produtor de café Mariano Martins. “Territórios & A Intervenção Do Produtor” será apresentado com Gilberto Melo Pereira, Doutor em Bioquímica pela UF Paraná, e Mariano Martins, produtor da Fazenda Santa Margarida e sócio do Martins Café.

A ideia é mostrar uma visão moderna do real significado do conceito de TERRITÓRIO (Terroir) a partir das condições geoclimáticas e botânicas. E como o produtor pode intervir para buscar diferentes resultados de natureza sensorial.

Com duração de um dia, em 21 de março (sábado), o Jamboree oferecerá 120 vagas e terá uma programação extensa, das 8h às 18h30. Pela manhã os painéis teóricos trarão especialistas sobre os temas Territórios, Ciência da Torra e Avaliação Sensorial. Os convidados serão confirmados em breve. Aos participantes não será necessário conhecimento prévio de café.

No período da tarde a ideia é testar equipamentos diversos, como moinhos e máquinas de espresso e colocar a mão na massa também na parte sensorial, com degustações.

Ensei nos explicou que a ideia do evento surgiu há algum tempo, mas que agora encontraram um bom espaço para realizar. O local é o showroom da marca alemã Zwilling Henckels, especializada, entre outros produtos, em facas profissionais de cozinha. Durante os workshops, os equipamentos poderão ser mexidos e testados pelos participantes, que serão divididos em grupos menores e poderão circular pelas estações montadas com diferentes métodos de preparo e acessórios.

Para Ensei o foco no público de coffee lovers e coffee geeks tem o intuito de ensinar e trocar mais com este público de forma prática e direta: “Cada vez que o consumidor tiver mais informação, ele exigirá mais da cadeia do produto”. O objetivo ao compartilhar conhecimento também será o de trazer “novas perspectivas ao mercado de café e inovação, a palavra que está nos guiando nesse projeto”.

Atrações internacionais estão sendo cogitadas, assim como profissionais de outras áreas, para que possam trazer visões de outros mercados aos participantes. Porém pelo perfil do organizador, uma das principais ênfases será mesmo nas experiências sensoriais do café e em como as regiões e processamentos, e também a torra, influenciam nas características aromáticas e de sabor do produto. Vamos aguardar!

Serviço
Data: 21 de março de 2015
Horário: 8h às 18h30
Investimento: R$ 380
Onde: Rua Oscar Freire, 578, Jardins, São Paulo (SP)
Inscrição: enseineto@gmail.com
Site e inscrições: www.jamboreebrasil.coffee

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 18/03/2015

Caro Ensei Neto,



Meus parabéns pela bela iniciativa! Em meio a uma enorme quantidade de eventos de café em nosso país, cada qual com sua importância, eis que surge o que precisamos, um modelo de evento que se relacione diretamente com os consumidores levando a eles o novo "idioma" do café!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures