ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agrocafé 2015 reúne lideranças da cafeicultura da Bahia e do Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 05/05/2015

8 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em 2015, o Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé) - tradicionalmente o evento que abre o calendário oficial da cafeicultura no Brasil traz como tema central: O Agronegócio Café "De Olho no Futuro". A programação conta com palestra de abertura sobre "O futuro do agronegócio café no Brasil" e outros temas como "A modernização e inovações tecnológicas no agronegócio café", com a participação de pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, por meio do Instituto Agronômico – IAC, Fundação Procafé, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar e da própria Embrapa Café; "A produção, consumo e exportação com qualidade no Brasil e no mundo", com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Associação Brasileira da Indústria do Café – Abic, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.

E, ainda, temas como "As regiões cafeeiras com indicações geográficas e as vantagens já alcançadas" (Mapa, Fundação Cerrado Mineiro, Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia – Abacafé e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae); "Gestão eficiente e sustentável da fazenda de café" (Sebrae e Educampo); "Evolução da empresa familiar no agronegócio café" (Fundação Dom Cabral) e "A mulher e o jovem no mercado do café brasileiro" (Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA e Café Baronesa).

Haverá também a realização do III Seminário de Cafeicultura Familiar, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que vai discutir temas como café orgânico, produtividade e assistência técnica. Este tema interessa diretamente aos produtores familiares de café da Bahia, por serem maioria absoluta no estado, sendo oportunidade para o cafeicultor familiar se atualizar com os avanços alcançados e tecnologias à disposição da cafeicultura.

O evento traz ainda agenda de cursos, que acontecem em paralelo com a programação oficial. Entre eles estão o de barista; noções básicas de classificação e degustação de café; irrigação suplementar do cafeeiro; mecanização da cafeicultura do plantio à colheita; legislação pertinente às parcerias do agronegócio e manejo do café conilon, entre outras programações.

O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Café da Bahia – Assocafé, Centro do Comércio de Café da Bahia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB. O Agrocafé 2015 faz parte das comemorações dos 20 anos de criação da Assocafé e também traz em sua programação o 1° Concurso Agrocafé de Baristas, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Café e Barista - ACBB. O concurso escolherá, entre os profissionais de Salvador, aqueles com mais talento para produzir e incrementar bebidas à base de café.

A Embrapa Café convidou o sr. João Lopes Araújo, presidente da Assocafé, para explicar melhor a realização do 16º Agrocafé em 2015:

Embrapa Café – Primeiramente, gostaríamos que explicasse o que é a Assocafé, quando foi criada e com que missão.
João Lopes Araújo - Após a extinção do Instituto Brasileiro do Café - IBC, em 1990, a cafeicultura na Bahia ficou acéfala, pois o nosso Estado não tinha estrutura na Secretaria de Agricultura para apoio ao produtor de café. Toda assistência era fornecida pelo ex-IBC. Resolvemos fundar a Assocafé para fazer esse trabalho. A iniciativa surtiu resultado, pois o governo do Estado passou a dar apoio às ações da Assocafé. Criamos concursos de qualidade que tornaram a Bahia um dos maiores produtores de café de qualidade do Brasil, revelando vários campeões. Isso agrega valor à produção e torna o produtor independente.

Embrapa Café – Poderia também mencionar sucintamente quais são as principais regiões produtores de café na Bahia (arábica e conilon).
João Lopes Araújo - A Bahia tem uma região produtora de café conilon denominada Café Atlântico e uma região produtora de café arábica no Oeste, denominada de Café de Cerrado, que tem todas as condições para ser a maior região produtora no Estado no futuro. Tem amplas áreas disponíveis, planas, com água para irrigação e sol o ano todo. E tem ainda três regiões importantes e tradicionais de café arábica aglutinadas em Café de Planalto (Planalto da Conquista, Brejões e Chapada Diamantina).

Embrapa Café – Em relação ao Simpósio Nacional do Agronegócio Café - 16º Agrocafé, quais seus objetivos principais e como contribui para promover a cafeicultura.
João Lopes Araújo – O objetivo do Agrocafé, que está na 16ª edição e tem programação bastante ampla, é discutir assuntos importantes e atuais do mundo cafeeiro, inclusive questões políticas relacionadas ao setor, como a modernização e inovações tecnológicas no agronegócio café, A produção, consumo e exportação com qualidade no Brasil e no mundo, Evolução da empresa familiar no agronegócio café, entre outros. Há três anos, agregamos, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, o Seminário da Cafeicultura Familiar, tendo em vista que mais de 90% dos produtores de café na Bahia são de pequenos produtores familiares. E, neste ano, criamos o 1º Concurso Agrocafé de Barista, com o apoio da Associação Brasileira de Barista.

Embrapa Café - Por que houve a mudança do mês de realização do evento de março para maio, neste ano, e se esse fato repercute de alguma forma no Agrocafé?
João Lopes Araújo – A mudança de data pela primeira vez, nesses últimos 16 anos de realização do Agrocafé, foi um fato inevitável, em decorrência de questões orçamentárias e financeiras. O nosso evento sempre contou com apoio financeiro do Governo Federal e Estadual. E, neste ano, como orçamento ainda não foi aprovado, não foi possível celebrarmos o termo de convênio antes da previsão inicial do Agrocafé, que era o mês de março. Adicionalmente houve o agravante de um decreto presidencial que reduziu bastante os limites de execução dos recursos pelos ministérios, o que impossibilitou a manutenção da data. Entretanto, conseguimos contornar essas dificuldades, mas esperamos que isso não aconteça nos próximos anos.

Embrapa Café – Discorrendo sobre o tema do evento O Agronegócio Café "De Olho no Futuro", qual acredita ser o futuro do café e os desafios para a sustentabilidade do setor.
João Lopes Araújo – O futuro é difícil de ser previsto, mas acreditamos que o produtor aprende com as lições do dia-a-dia que tem que inovar e se modernizar. Esse é o propósito do Agrocafé para modernizar e estimular a produção. E, ainda, incentivar a adoção da inovação e discutir como fazê-la chegar ao campo. Com todas as dificuldades inerentes ao setor cafeeiro, a Bahia, em 2014, figurou na quarta posição de maior produtor de café no Brasil, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Embrapa Café – Qual a relevância da realização do 1° Concurso Agrocafé de Baristas durante o evento?
João Lopes Araújo - Sempre tivemos nas edições do Agrocafé cursos de barista, que contam com número bastante expressivo de participantes. A partir dessa demanda esse tipo de curso, surgiu a ideia de movimentar mais ainda o evento promovendo o 1° Concurso Agrocafé de Baristas, que contará com o apoio da Associação Brasileira de Café Barista – ACBB, que busca difundir a utilização dos cafés especiais no mercado interno e promover e participar de eventos relacionados com a promoção dos cafés especiais no País, o que pode contribuir para alavancar o crescimento da produção de cafés especiais na Bahia.

Embrapa Café – Em geral, qual o perfil dos participantes do Agrocafé e como podem ser feitas as inscrições?
João Lopes Araújo - Nosso evento foca o "agronegócio" como um todo. Temos participantes da agricultura familiar, da grande produção, da comercialização e da indústria. Temos também a participação de pesquisadores, extensionistas e lideranças da cafeicultura e da política. Isso faz a importância do Agrocafé. A inscrição deve ser realizada pelo site www.agrocafe.com.br ou ainda pelo e-mail assocafe2010@hotmail.com .

Embrapa Café – Sobre o III Seminário da Cafeicultura Familiar, realizado durante o Agrocafé, qual o perfil desse cafeicultor na Bahia e de que forma pode se beneficiar do evento?
João Lopes Araújo - O cafeicultor familiar tradicionalmente é o que tem tido menos acesso às tecnologias adotadas pelos médios e grandes produtores. Em geral, o cafeicultor familiar não tem acesso a essas tecnologias e, assim, as inovações tecnológicas chegam de forma lenta ou, até mesmo, não chegam aos pequenos. A parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Federação de Trabalhadores na Agricultura - Fetag e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf, bem como a identificação e mobilização desses produtores, é fundamental para fazê-los chegar às fontes de informações dessas tecnologias, o que tem dado resultado positivo com eventos dessa natureza.

Embrapa Café – Quais as principais estratégias utilizadas pelo setor cafeeiro da Bahia para que o Estado se tornasse um dos grandes produtores de cafés, inclusive vencedor de vários concursos de cafés especiais?
João Lopes Araújo - Quando fundamos a Assocafé, estabelecemos como meta fazer da Bahia um grande produtor de cafés especiais, já que não temos pretensão de ser um dos maiores em volume. A meta é diminuir a produção do café commodity e aumentar a de café especial. A criação do Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, já na sua 13ª edição, tem contribuído para ser a alavanca desse crescimento.

Embrapa Café –
Na sua opinião, como a pesquisa cafeeira desenvolvida pelas instituições do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café tem contribuído para a sustentabilidade da cafeicultura da Bahia?
João Lopes Araújo - O Consórcio Pesquisa Café propicia enorme contribuição ao agronegócio café brasileiro ao desenvolver novas cultivares, tecnologias de produção, de colheita e pós-colheita, entre muitas outras, pois é capaz de produzir conhecimento e inovação, a despeito dos parcos recursos investidos na pesquisa. Estamos confiantes de que os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé que têm sido declinantes nos últimos anos e têm um programa específico no orçamento da União para esse fim, voltarão a crescer e, assim, contribuir para destinar mais investimentos em inovação tecnológica, especialmente neste momento em que as intempéries climáticas nos ameaçam. Na produção de cafés especiais, desde a geração de novas cultivares melhoradas, assim como as tecnologias aplicadas em todas as etapas da produção, do plantio à colheita e pós-colheita, até o beneficiamento e industrialização do café, são fundamentais para obter cafés de qualidade. Para tanto, investimentos em tecnologia e inovação são imprescindíveis.

Embrapa Café - Por fim, em relação à realização do 16º Agrocafé, o que o senhor gostaria de dizer aos cafeicultores da Bahia e do Brasil?
João Lopes Araújo – Quero aproveitar a oportunidade para convidar os cafeicultores e demais interessados e lideranças do agronegócio café a se inscreverem e participarem do nosso evento, que, com certeza, irá abrilhantar a cafeicultura da Bahia e do Brasil.

Serviço
16º Simpósio Nacional do Agronegócio Café 2015
Quando: de 11 a 13 de maio
Onde: Bahia Othon Palace, em Salvador – BA
Mais informações: https://agrocafe.com.br/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures