ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

13ª edição da FEMAGRI começa nesta quarta-feira

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/02/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
A 13ª edição da FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas – terá início amanhã (12) e vai até sexta-feira (14), das 8h às 18h, em Guaxupé, sul de Minas Gerais. A abertura oficial do evento realizado pela COOXUPÉ (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), será nesta quarta-feira, às 10h, com o pronunciamento do presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Contemplando o tema “Infraestrutura adequada reduzindo custos e agregando valor”, a feira tem como prioridade aproximar o cafeicultor das grandes oportunidades de negócios e expor as novidades do setor, visando à difusão de tecnologias e à facilitação da produção cafeeira para os seus 11.500 cooperados.

Nesta edição, a FEMAGRI mostrará a evolução das melhores práticas de produção, desde o plantio até a colheita, infraestrutura e preparo, com foco na qualidade. Assim, o cooperado tem acesso aos melhores recursos do mercado e a uma agricultura mais moderna e produtiva. “Mais de 80% dos cooperados da COOXUPÉ são pequenos produtores. A FEMAGRI tem o importante papel de mostrar o que há de mais inovador em mecanização da lavoura para este nosso público, aliando preço a qualidade para impulsionar a tecnologia no campo”, explica Carlos Paulino.

Novidades

Com a presença das mais importantes marcas do segmento, a feira será palco de grandes novidades do setor de maquinários e insumos. A meta é expor opções para que todos os produtores de café, principalmente de agricultura familiar que correspondem a 84% dos cooperados, possam investir na lavoura.

Entre os produtos que devem fazer sucesso com os cafeicultores estão o recolhedor de café, maquinário que recolhe o café do chão pós-colheita, e o terreiro rotativo (revolvedora), maquinário que faz o papel de mexer o grão de café quando ele é colocado no terreiro para secar.

FEMAGRI

A FEMAGRI foi criada em 1997 para prestar mais serviços aos produtores de café no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas. “A evolução da feira é fruto do envolvimento de fornecedores, expositores e colaboradores que buscam resultados para nossos cooperados. Momentos difíceis são superados com muito trabalho e confiança sem deixar de acreditar na tecnologia”, afirma José Eduardo Santos Júnior, superintendente de desenvolvimento do cooperado.

Para a 13ª edição, a estrutura do evento possui aproximadamente 140 estandes e mais de 110 expositores, divididos em 107 mil m² de área, sendo 20 mil m² cobertos. Em 2013, a feira gerou R$ 50 milhões em negócios, reunindo um público de mais de 22 mil pessoas de 248 municípios e 11 estados brasileiros.

Atrações

Um evento voltado para toda a família do cooperado. Esse é um dos motes que a FEMAGRI contempla. Para isso, há o espaço denominado Fazendinha, cuja uma das principais atrações deste ano será a Princesinha, a menor vaca do país certificada pelo RankBrasil.

Na Fazendinha, toda a família receberá orientações para adequar suas propriedades nos diversos cenários, entre eles, as exigências legais e trabalhistas e o novo Código Florestal. Ainda neste espaço, haverá uma estrutura da Cooxupé para mostrar ao cafeicultor os impactos da qualidade da bebida do café, além da importância da análise de solo – recurso que pode gerar ao produtor uma economia de 20% no investimento de fertilizantes.

A nutrição animal também será abordada junto aos visitantes. “A Fazendinha é um modelo de como a propriedade rural deve ser. Outro ponto importante que vamos orientar o produtor é a granelização de fertilizantes e de café, o que sem dúvidas traz mais economia em termos de mão-de-obra ao cafeicultor”, afirma Elmo Donizetti de Cístolo, gerente de planejamento, administração e serviços da COOXUPÉ.

Criatividade em ação

Ainda na Fazendinha da FEMAGRI, haverá o espaço ”Produtor Criativo”, contendo invenções e soluções feitas na própria propriedade e que facilitam a vida do cafeicultor. Entre as engenhocas, há uma motocicleta multifuncional que faz o trabalho de um pulverizador, roçador, carretinha e adubador.

Sobre a Cooxupé

Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé possui mais de 11 mil cooperados – 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, e recebe café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação. São produtores de café do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e também do estado de São Paulo.

Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

As informações são da Assessoria de Imprensa Cooxupé, adaptadas pelo CafePoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures