Você está em: Comunidade > Galeria de fotos

"Túnel" com feijão guandu visando proteção contra geadas mais fracas. (O guandu será podado após período de inverno.)

Por José Adauto de Almeida - publicado em 14/03/2010

Download
Foto: José Adauto de Almeida
"Túnel" com feijão guandu visando proteção contra geadas mais fracas. (O guandu será podado após período de inverno.). Marumbi - Pr.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários:

Cesar Galli

Campinas - São Paulo
publicado em 08/12/2010

O guandu foi plantado quanto tempo antes do café? Foi preciso desbastar os troncos?

José Adauto de Almeida

Marumbi - Paraná
publicado em 08/12/2010

Boa tarde Cesar!
Neste caso o café adensado (2,00m x1,00m) já estava  implantado, com idade em torno de 1 ano, o guandu foi semeado em novembro, com matraca, no centro da rua,em torno de 8 a 10 plantas por metro linear com objetivo de proteção contra geadas fracas á moderadas no período de maio a setembro; a poda do guandu foi realizada á partir de setembro em 3 etapas quinzenais para aclimatação do café aos raios solares,isto é, foi raleando o guandu e cortando os ramos que vergavam para a rua permitindo a entrada do sol .
No caso de lavoura á ser implantada o ideal seria semear o guandu em torno de 5 meses antes do plantio do café, (o guandu é um adubo verde de verão, portanto seu plantio deve ser de setembro até dezembro para formar o ´"túnel" sobre o café).
Vantagens do guandu na formação do café:
- proteção contra frio e insolação;
- melhor pegamento das mudas;
- redução de capinas;
- efeito de quebra vento (menos danos físicos na folha, menos ataque de bacteriose/mancha aureolada;
- melhoria da fertilidade do solo (reciclagem dos nutrientes e fixação de Nitrogenio do ar).
OBS: atentar que, neste período, não é possivel a entrada de máquinas , a não ser manual. É uma prática voltada para pequenas aréas implantadas.
O uso do guandu como quebra vento é uma prática antiga, mas foi através de estudos do IAPAR e alguns técnicos que passou a ser divulgado.
Abraços
aDauTo.'.

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2012 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade.