ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A nutrição de plantas a serviço do controle de doenças

GUILHERME JULIANO BRAGA DA ROSA

EM 27/03/2013

3 MIN DE LEITURA

3
0
Guilherme Rosa

Assim como nas espécies animais, também nas plantas existe uma forte interrelação entre o estado nutricional e a resistência às doenças. Plantas bem nutridas, com adubação equilibrada em macro e micronutrientes são naturalmente mais resistentes às doenças, como comprovam inúmeros trabalhos científicos.

Os elementos minerais exercem forte influência na incidência e severidade das doenças. A efetividade e magnitude desta influência dependem das funções que cada elemento tem no metabolismo e nos mecanismos naturais de defesa das plantas, na sua disponibilidade no solo, na interação com outros nutrientes, entre outras coisas.

Para fins didáticos, podemos separar seu efeito sobre a resistência de plantas às doenças em efeitos estruturais e efeitos metabólicos. Vale dizer que em plantas bem nutridas diversos processos e mecanismos podem agir simultaneamente.

Efeitos estruturais – diz-se quando o elemento proporciona aumento da resistência ou da espessura da parede celular, da integridade da membrana plasmática - ou ainda de outras estruturas das plantas - dificultando a penetração dos fungos patogênicos. Os principais nutrientes envolvidos neste tipo de resistência são Cálcio, Boro e Silício.

O Cálcio é essencial à formação de compostos responsáveis pela estabilidade da parede celular e reduz a intensidade de inúmeras doenças nos mais diversos cultivos.

O Boro tem importante papel na estabilidade da membrana plasmática, reduzindo o extravasamento de potássio, açúcares e aminoácidos para fora da célula. Deste modo, plantas mal nutridas em boro, em tese, facilitam a proliferação de fungos e bactérias, pois tendem a apresentar mais substâncias nutritivas livres no espaço intercelular.

O Silício fica depositado entre a cutícula e a epiderme das folhas, promovendo barreira física à penetração de fungos e pragas. Também aumenta a cerosidade e a espessura da cutícula foliar, responsáveis pela maior resistência à penetração de fungos.

Efeitos metabólicos – é o nome que se dá quando os nutrientes participam de “rotas metabólicas”, ou seja, de reações químicas em cadeia dentro das células das plantas que propiciam a formação de compostos químicos que inibem a infecção por patógenos, notadamente os compostos fenólicos. Neste grupo encontram-se principalmente os micronutrientes: Manganês, Zinco, Cobre e ferro. Outros compostos também têm importância na redução da severidade das doenças e sua adequada produção no interior das espécies vegetais está diretamente associada a uma boa nutrição de plantas: são as fitoalexinas, os flavonóides e as auxinas.

Além disto, Boro e Magnésio têm notória função no transporte e metabolismo de açúcares no interior da planta. São responsáveis, portanto, por reduzir a disponibilidade de sacarídeos de baixo peso molecular, bem como de amido nas células que, em altas concentrações, podem propiciar a infecção por patógenos.

O Fósforo, como bem se sabe, está intimamente ligado ao metabolismo energético da planta. Plantas bem nutridas em fósforo tendem a apresentar respostas mais satisfatórias ao manejo integrado de doenças. Há relatos da redução da permeabilidade das membranas celulares e da exsudação radicular, com redução da severidade de podridão radicular (R. solani) em soja com alto teor de fósforo.

Também Nitrogênio e Potássio têm se mostrado importantes indutores de resistência às mais diversas doenças.

Em cafeeiro, inúmeros trabalhos evidenciam a redução da cercosporiose com adequada relação N:K. Também que a adubação nitrogenada tornou mais eficiente o controle químico da cercosporiose, bem como reduziu a severidade da ferrugem.

A experiência de campo tem demonstrado que até mesmo a temível mancha aureolada (bactéria Pseudomonas syringae pv. garcae), doença cuja ocorrência e intensidade têm aumentado nos últimos anos, pode ser significativamente reduzida com bom manejo nutricional.

Vale lembrar que alguns nutrientes têm mobilidade extremamente limitada no floema, sendo necessária a aplicação de fontes de boa disponibilidade no solo e não apenas na adubação foliar.

Em síntese: teoria e prática têm demonstrado que, com conhecimento e acompanhamento técnico, é possível estabelecer criterioso programa de nutrição mineral que reduza a intensidade do ataque de patógenos, aumentando a eficácia do manejo integrado de doenças e maximizando produtividade e lucro.


Texto adaptado e modificado do Boletim Técnico no 73/2004 da Epamig (Interação entre as doenças e o estado nutricional do cafeeiro), cuja referência encontra-se abaixo.

REFERÊNCIAS:
MARSCHNER, H. Mineral nutrition of higher plants. New York: Academic Press, 1995. 889p.

POZZA, A.A.A et al. INTERAÇÃO ENTRE AS DOENÇAS E O ESTADO NUTRICIONAL DO CAFEEIRO – Belo Horizonte: EPAMIG, 2004. 84 P. (EPAMIG. Boletim Técnico, 73).

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VIAVERDE CONSULTORIA AGROPECUÁRIA

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/03/2013

Prezados Sebastião Araujo e Leonardo Soares

A nutrição de plantas é uma ciência complexa e fascinante. Além do aumento da produtividade, inúmeros outros benefícios podem ser alcançados em lavouras bem manejadas nutricionalmente: a mencionada tolerância às doenças, economia de nitrogênio, longevidade das plantas...
Agradecemos seus depoimentos e colaborações!
Abraços!


LEONARDO SOARES

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/03/2013

Eu concordo toda planta bem nutrida fica mais resistente as pragas e estiagem.Parabéns pela notícia.
SEBASTIÃO ROBERTO MUNIZ ARAUJO

CASTELO - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/03/2013

Bom dia a todos!
Concordo plenamente com esse artigo, pois na lavoura (conilon) onde fiz adubações foliares com macro e micro observei menor incidência de ferrugem e maior engrossamento das folhas, as plantas se apresentam mais resistentes. Ao contrário nas áreas onde não fiz as pulverizações. Parabéns pelo artigo. Abraço a todos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures