ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O clima adiantou a hora de colher: vamos correr pra nos organizar

NECAF

EM 28/05/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
           Aspectos econômicos e edafoclimáticos da colheita em 2014

A época da colheita é talvez a mais importante do ano, tanto para os cafeicultores que estarão colhendo os frutos de seu trabalho executado durante todo o ano, quanto para os colhedores que nessa época conseguem uma maior remuneração. Sabe-se que o custo da colheita (apenas para a retirada do café da planta) pode chegar a 40%. Assim, nessa época do ano há uma concentração de despesas para o cafeicultor e consequentemente maior distribuição de renda para os trabalhadores rurais.
Devido à ocorrência de veranicos, o estresse gerado pela falta de água acarretou maior síntese do hormônio responsável pela maturação, logo o grão madurou mais cedo. Sendo assim, tivemos que nos organizar com antecedência para realizarmos o início da colheita.

Atividades de pré-colheita no cafeeiro

Arruação

A arruação é uma etapa fundamental feita antes da colheita com a finalidade de evitar que o café colhido se misture com plantas invasoras, terra e restos vegetais presentes no solo. Arruação consiste na limpeza feita debaixo das plantas, para receber os frutos caem até que se atinja o ponto de colheita (maturação da maioria dos frutos). Os frutos da primeira florada caem antes e ficam sujeitos a fermentação até que sejam recolhidos pela “varreção”, por isso é importante que seja realizada a arruação na área..
A prática também facilita o manejo da varreção dos grãos caídos antes da colheita e os derriçados durante a colheita. Em algumas situações, a arruação pode ser dispensada como, por exemplo, em cafezais jovens (1ª colheita), em que a colheita é facilitada por não haver queda significativa dos grãos.

Tipos de arruação

Arruação manual: é feita pelo trabalhador por meio de enxadas, rastelos e rodos apropriados. A vantagem da arruação manual é a qualidade do serviço e as desvantagens são o baixo rendimento e alto custo.

Arruação mecânica: consiste na utilização de máquinas acopladas ao trator, essas que são arruadores de lâminas ou arruadores sopradores e em alguns casos há associação de ambos. As vantagens dessa prática giram em torno do alto rendimento, baixo custo e qualidade do serviço. Porém a agressividade ao sistema radicular do cafeeiro é um dano relevante.

Arruação química: é uma forma de manutenção da limpeza da área localizada sob a projeção da copa dos cafeeiros com o uso de herbicidas. Dessa forma, essa operação alcança os mesmos objetivos da arruação tradicional, porém sem causar o estresse da retirada do solo sob as plantas. As vantagens da arruação química são:
- Manter a estrutura do solo, pois não existe a remoção de terra fértil sob a saia do cafeeiro
- Conservar as raízes superficiais do cafeeiro
- Melhorar a qualidade do café devido ao menor contato do grão com a terra
- Melhor aproveitamento dos fertilizantes minerais e orgânicos
A execução deste tipo de manejo químico exige a correta aplicação de herbicida realizando as medidas de segurança, para evitar a ocorrência de toxicidade ao homem e animais, bem como danos a lavoura (fitotoxidade no cafeeiro).

Manutenção de equipamentos e estrutura

Antes de iniciar a colheita, é importante verificar a necessidade de manutenção das estruturas de processamento do café, desde o lavador até os tratores e implementos. Deste modo deve-se realizar o reparo, caso necessário, e limpeza dos equipamentos visando uma colheita planejada para prevenir que algum incidente possa atrasá-la.

Seleção da ordem em que as glebas serão colhidas

Através do estágio de maturação dos grãos (precoce, normal ou tardia) define-se a ordem de colheita dos talhões. A maturação do café varia de acordo com a cultivar, o sistema de plantio (lavoura adensada ou aberta), idade e manejo.

Tipo de colheita

Decidir se a colheita será mecanizada ou manual e de acordo com isso providenciar, se necessário, a contratação de mão-de-obra e/ou máquinas.
.
Carga das lavouras

Estimar a carga das lavouras para dimensionar a quantidade necessária de mão-de-obra e/ou máquinas para colher o café no período estabelecido pela propriedade.

Planejamento do Tempo de colheita e processamento

Planejar a quantidade de café a ser colhida e organizar a logística dentro da propriedade (tempo e quantidade de café no terreiro, secador e máquinas de limpeza), evitando um acúmulo de produto a ser processado.

É importante que o produtor realize esses procedimentos dentro do prazo estabelecido pela propriedade para que possa obter sucesso na colheita.

AUTORES:

Thiago Gonçales Cardeal Naves

Vinícius Teixeira Lemos

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures