ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuidados nas lavouras com a chegada do outono

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

Especialistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) informam que apesar da perspectiva de aumento da oferta com a proximidade da colheita da atual safra, fato que tem contribuído para a desvalorização dos grãos, o cafeicultor não pode descuidar dos tratos culturais das lavouras.

Considerando que o verão, que acabou de encerrar, foi bem chuvoso, o desenvolvimento de doenças fúngicas foi favorecido pelo ambiente com maior umidade. É necessário que os cafeicultores intensifiquem o monitoramento das lavouras para acompanhar mais atentamente o possível desenvolvimento de infecções causadas por ferrugem, cercosporiose e phoma e, em caso positivo da presença de qualquer uma delas, iniciar o mais breve possível o controle pelos meios usuais.

Para algumas regiões o início da colheita deve ocorrer dentro de aproximadamente 40 dias. É importante que os cafeicultores planejem com antecedência as suas colheitas, além de fazerem as revisões de suas máquinas, com as lubrificações necessárias e substituição de peças, como camisa do descascador, e adquirir outros materiais necessários para a etapa da colheita, como panos e peneiras.

De acordo com a Epamig, no mês de abril, tem início o período mais seco do ano para a maior parte do país, o qual é intensificado no inverno e se estende até setembro, mês que ocorre o início da primavera. É esperada, de forma natural, a redução no volume de chuvas na maior para do Brasil. Na região Sudeste, apenas para algumas partes do estado de Minas Gerais, e para o nordeste de Goiás é esperado que as chuvas ocorram dentro ou pouco acima da média do mês.

No mês de março foi registrada chuva em todo o estado mineiro, sendo que em uma faixa central, que compreende parte do Noroeste, Triângulo Mineiro, Central Mineira, Metropolitana e Zona da Mata, a chuva foi mais presente. O excesso de chuvas foi devido a atuação da faixa de nuvens chamada da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se estende desde o sudeste do Amazonas até o Oceano Atlântico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures