ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Geada moderada e perdas isoladas

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 29/07/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A economia americana continua mostrando sinais de recuperação que reforçam a crença dos investidores de terem acertado na decisão de colocar dinheiro nas ações do país. O dado de pedidos de bens duráveis bem acima do esperado, a recuperação dos preços dos imóveis e a própria performance da bolsa TAMBÉM refletem uma confiança maior dos consumidores.

Os principais índices de commodities sofreram queda nos últimos cinco dias, impactados pelo desempenho negativo dos grãos e das matérias primas de energia – na verdade apenas o açúcar, gado e suíno não caíram.

O café oscilou forte ao sabor dos prognósticos de clima e das noites frias no Brasil, que trouxe uma geada no Paraná causando perdas “pequenas/moderadas” segundo um colaborador frequente.

Embora triste para os produtores que sofreram os prejuízos, o mercado mundial entende que o quadro de sobra na produção frente ao consumo prevalece e não deve alterar o comportamento mais baixista para os preços.

O destaque da semana ficou para o grande uso dos estoques certificados da LIFFE que caíram em quinze dias quase 292 mil sacas, levando os estoques atuais para o menor patamar em quase 6 anos – 1,638 milhão de sacas.

Importante notar que devemos ver uma continuação na utilização do mesmo por outras 3 ou 4 semanas, quando imagina-se que um maior volume fluirá do Vietnã – que tem tido um ritmo mais baixo de embarques recentemente.

Com uma safra esperada ao redor de 27 milhões de sacas e estoques internos mais altos do que costuma carregar nesta época do ano, parece razoável manter a opinião de que o mercado Londrino é uma grande oportunidade de venda para os produtores de robusta.

O relatório de participantes do CFTC mostra que as origens estão aproveitando para vender os “rallies” do “C”, ao mesmo tempo em que os fundos liquidam suas posições vendidas.

Como o frio mais intenso e a puxada de Londres não foi suficiente para manter os ganhos vistos até agora, vou manter a opinião de que o mercado não sairá do intervalo entre 110 e 130 centavos por mais alguns meses.

Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café periodicamente, como colaborador da Archer Consulting.  

RODRIGO CORREA DA COSTA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures