ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café mantém intervalo de 15 centavos

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 20/05/2013

2 MIN DE LEITURA

2
0
O PIB dos países que fazem parte da moeda comum europeia caiu pelo sexto trimestre consecutivo, com a França entrando em recessão pela segunda vez em quatro anos. A Alemanha, principal força da região, cresceu apenas 0.1%, levando muitos a crer que logo o ECB deve injetar mais liquidez no sistema.

O mercado acionário mundial mantém a tendência de alta com o índice mundial MSCI acumulando ganhos de 12.9% em 2013. Os índices americanos atingem novos recordes sequencialmente, enquanto o indicador Euro Stoxx 600 atinge o maior patamar em cinco anos. O destaque é para as ações japonesas, cujo índice subiu 46% neste ano em iene e 22.40% em dólar.

Na contramão de retornos as commodities decepcionam os investidores com performance negativa no ano, em função de demanda mais fraca e ofertas que ainda refletem o ciclo de alta vivido recentemente. O interesse de fundos diminui por esta classe de ativos, e as volatilidades implícitas indicam que ninguém espera uma mudança de tendência por ora.

O café em Nova Iorque teve dois fechamentos acima de 145.00 centavos, mas foram insuficientes para acalmar o ímpeto vendedor dos comerciais, que se aproveitaram da liquidação de posições vendidas dos fundos. Sem o risco de geada, que até a terça-feira dia 14 de maio desencadeou a cobertura pelos fundos de 31,698 lotes (ou 9 milhões de sacas de 60 quilos), o mercado perde suporte frente à expectativa da entrada da safra brasileira.

Nova Iorque caiu US$ 10.00 por saca em cinco dias, enquanto Londres ficou de lado, fazendo com que a arbitragem voltasse a estreitar.

A movimentação no físico em geral foi boa antes da queda de quarta-feira, quando os diferenciais estavam mais atrativos. No Brasil cafés riados aparecem com menor volume do que lotes de melhor qualidade, apertando a diferença de preços entre os dois grupos.

A CONAB divulgou a segunda estimativa da safra brasileira para o ciclo 13/14. Segundo o órgão a produção de arábica será de 36.4 milhões de sacas e 12.2 milhões de sacas de conilon, contra 38.3 milhões e 12.5 milhões respectivamente do ciclo anterior. O total de 48.6 milhões é aquém do que o mercado acredita. A agência Reuters divulgou uma pesquisa recente apontando uma expectativa média de 51.75 milhões de sacas. O ponto de maior discordância está na produção de conilon, que alguns trabalham com um número de 16.5 milhões de sacas.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) iniciou a publicação dos relatórios de origens, indicando para a Colômbia uma produção em 13/14 de 9 milhões de sacas. O consumo no país é de 1.2 milhões de sacas.

Os estoques americanos em abril subiram 90,759 sacas, e os estoques mundiais nos países consumidores são estimados em quase 23 milhões de sacas – isto antes da entrada da safra brasileira e em pleno verão no hemisfério norte.

O contrato da ICE depois de testar as “máximas” da banda entre 130 e 145, agora deve testar as “mínimas”, buscando encontrar suporte da indústria novamente.

Alguns lotes de safra-nova no Brasil que estão chegando no mercado estão mostrando excelente qualidade, o que deve ajudar os exportadores depois de um ano que foi mais complicado do que se imaginava.

Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café periodicamente, como colaborador da Archer Consulting.

RODRIGO CORREA DA COSTA

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/05/2013

A especulação é uma praga difícil de sanar. Hoje eu vi um café conilon do norte do ES na coperativa de Muqui, que de tão pequeno que era, não devia caber nem uma " broca". Alguns produtores de café clonal não irrigado aqui do sul, estão estudando se compensa colhê-los, pois em cada cem grãos colocados em um balde cheio de água mais ou menos 50% estão boiando. Como pode dar uma safra de 16,5 milhões se vai ser muito difícil atingir a segunda estimativa da Conab de 12,2 milhões de sacas de café conilon.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/05/2013

Será mesmo, 16,5 milhões de robusta. Pessoal do ES tem relatado aqui que está quebrando. Qual será a realidade???

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures