Autor

Mensagem

EDSON BARTOLAZZI

PLANTIO DE CAFÉ CATUCAI

Enviado em 22/02/2008

ESTOU COM 5 MIL MUDAS DE CAFE CATUCAÍ, PARA PLANTAR. O TEMPO URGE. NO MOMENTO NÃO DISPONHO DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA FAZER COVA GRANDE (40 X 40 X 40 E ADUBAÇÃO). ASSIM, PRETENDO FAZER COVAS 20 X 20 X 20 E ADUBAR APÓS TRINTA DIAS DO PLANTIO, COM O ADUBO FOSMAG F44 - QUANDO ACREDITO QUE AS MUDAS JÁ ENRAIZADAS PODERÃO RECEBER O ADUBO DE FORMA INTEGRAL.
A ANÁLISE DO SOLO INDICA 170 GRAMAS DE FÓSFORO, O QUE NÃO PRETENDO FAZER DE UMA SÓ VEZ, ATÉ PORQUE A PLANTA SÓ IRÁ ABSORVER O QUE ELA NECESSITA. PRETENDO COLOCAR 50 GRAMAS DO ADUBO CITADO E ATINGIR O IDEAL INDICADO DE FORMA PARCELADA.
NÃO SOU TÉCNICO, É UMA OPINIÃO DIANTE DA MINHA SITUAÇÃO, PORÉM, GOSTO DE FAZER A COISAS COMO DEVEM SER FEITAS, NO CASO DE COMPROMETER A LAVOURA, PREFIRO NÃO PLANTAR. ESTE É O MOTIVO DA MINHA CONSULTA, QUE ESPERO RESPOSTA VIA E-MAIL, COM URGÊNCIA.

Bruno Eduardo de Assis

Enviado em 25/02/2008

Apesar da época não ser muito indicada, ainda temos chuvas e para você não perder as suas mudas, eu indico que você aumente mais um pouco as covas e acrecente todo o adubo fosfatado na cova, misturando-o muito bém, pois o fósforo aplicado não será perdido. Após 45 dias do plantio faça uma adubação com Sulfato de Amônio ou 20-00-20 e prossiga as mesmas num intervalo de 30 a 45 dias (de acordo com as chuvas e temperatura). Ou utilize no plantio algum nitrogênio de liberação lenta e dispense a fonte de potássio.

Boa tarde.

Adilson de Paula Rezende

Enviado em 27/02/2008

Sr. Edson,meu nome é adilson,sou engenheiro agronomo,consultor técnico a 18 anos.Diante de sua pergunta precisa saber mais detalhes(região,se é plantio direto, tereno de ladeira). O tamanho da cova não é problema,pode fazer o burraco com uma cavadeira de boca aredondada e colocar a muda e ter o cuidado de misturar bem o adubo f44 na terra,ok!
mais informações meu email é:adilson.rezende@uol.com.br

thiago muller

Enviado em 02/10/2012

bom
gostaria de saber o manejo adequado para uma lavoura de 10 meses o adubo a utilizar e pulverizaçoes a serem feitas ,ja que o controle de pragas ja foi feito. e sugestoes de manejo? muito obrigado

adilson de paula rezende

Enviado em 02/10/2012

Thiago, a sua lavoura deve estar precisando de pulverizações foliares a cada 30 a 40 dias entre elas, e como sugestão pode usar um formulado pronto(MULTISAIS) na dosagem de 800 gramas por 100 litros de água e adicionar 10 ml de espalhante adesivo.
Para fazer adubação de cobertura usar de 5 a 6 adubações usando 60 gramas/pé de 21-00-21 formulado com nitrato de amônio. Como fonte de fósforo e enxofre use o superfosfato simples na dosagem de 80 gramas por pé e se for possível coloque de 1 a 2 quilos de estêrco de galinha, enterrado, no sentido da linha e no meio de 2 pés,aproveita e coloque o supersimples na cova junto com o estêrco e depois cubra com terra.
Esta seria uma das opções que posso lhe dar a distância sem ver a lavoura pessoalmente,ok!!!

wilson luciano mont mor

Enviado em 19/10/2012

Gostaria de saber se em uma lavoura ja produzindo , eu poderia fazer a adubaçao fosfatada com MAP   em substituiçao  ao superfosfato simples, qual a vantagem ou desvantagem?

adilson de paula rezende

Enviado em 22/10/2012

Prezado Wilson:
Ao colocar o superfosfato simples,você também coloca +/-  24% de enxofre.
Se usar o map que é mais concentrado em fósforo e 10% de nitrogênio, que é mais econômico, Você deverá colocar cerca de 2 toneladas/ ha de gêsso agrícola. Utilizando o gêsso você estará colocando cálcio e enxofre que são dois nutrientes dos quais as plantas necessitam .
Outra fonte de enxofre esta no sulfato de amônio.

wilson luciano mont mor

Enviado em 22/10/2012

Ok, Adilson. Obrigado pela atençao e informaçao!

WERMESON

Enviado em 14/02/2013

ADILSON, GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR ADUBO PARA PRODUÇÃO, EU ADUBEI ANTES COM O CICLUS, UM ADUBO QUE FICA SEIS MESES NA TERRA, ONDE  É ADUBADO APENAS UMA VEZ, E ALIMENTA O PÉ DE CAFÉ DURANTE OS SEIS MESES, NÃO EVAPORA, ONDE ELE É APROVEITADO 100% POREM É MUITO CARO, MAS PARECE QUE AS LAVOURAS PRODUZIRAM MELHOR, HOJE EU COMECEI COM O ADUBO YARA MILLA, COM AS MEMAS QUALIDADES DO CICLUS, MAIS BARATO, POREM TEM QUE FAZER AS 3 ADUBAÇÕES, AUMENTANDO NA MÃO DE OBRA, ENFIM GOSTARIA DE OBTER O MELHOR ADUBO E O MELHOR REMEDIO FOLIAR QUE HOJE EU USO O AGRUMAX

juliano Rodrigues

Enviado em 29/03/2013

ddded

neuza orlando

Enviado em 29/07/2013

Comprei um sítio e tenho 50 pés de café, nesse ano deu pouco, gostaria de saber qual o adubo necessário, cada pé tem um metro de altura mais ou menos, o terreno é plano, terra mista. Localização em Porto Feliz - São Paulo. Obrigada e um grande abraço.

Chaves

Enviado em 15/10/2014

Boa tarde, me chamao de Chaves que e o meu sobrenome. Estou surucando a terra com espassamento de 3,5m para depois utilizar maquinario na colheita. O meu terreno e um pouco inclinado e ja faz 2 anos que o local n possui qualquer plantiu. O clima agora esta muito seco regiao norte do parana, mas aem clima normal a media d temperatura e de 28 dia e noite 15 graus. Nao tenho conhecimento o que tenho de fazer para colocar a muda. Se precisa de analise, se precisa adubar, jogar calcario dendro  da valeta x tempo antes de plantar a muda  ou se posso plantar com adubo  e com gel  para mante-la umida, quanto tempo apos  plantio tenho de passar outros produtos.  Alguem pode tirar essa duvida. Agradecido por qualquer ajuda.

Adilson de Paula Rezende

Enviado em 16/10/2014

Chaves, boa tarde!!
Dentro do sulco de plantio, para uma recomendação de base seria bom se você retirasse uma amostra de solo nas seguintes profundidades: 0 a 20 cm e de 20 a 40 cm.
Diante do resultado desta análise ficaria mais técnico a minha recomendação e quais produtos você poderia colocar, bem como as dosagens por metro linear.
Quanto ao espaçamento entre ruas de 3,5 m, pode ser menor, desde que você faça uso de tratores cafeeiro(rodagem fina e bem fechado) tipo yamar 55 cv.
Sou consultor em cafeicultura há mais de 20 anos e hoje posso informar que para o plantio de Catuai e Catucai, um bom espaçamento, e que eu planto em minhas lavouras é de 3,2m entre linhas e se a colheitadeira tiver um depósito de 2000 litros recomendo fazer carreadores pendentes de 130 a 150 m de distância entre eles. E para o espaçamento de 60 cm entre plantas. Isso proporciona 5.200 pés por ha, ou seja para cada litro de café produzido você tem 10 sc/ha.Produção de 6 litros por planta, sua produção será de 60 sc/ha e a lavoura mantém bonita( enfolhada) após a colheita, isto permite uma colheita boa todos os anos. Há é claro as adubações foliares e de solo deverão estar dentro da expactativa de produção e crescimento dos ramos produtivos.

Chaves

Enviado em 23/10/2014

obrigado Adilson,  pergunto tambem se para fazer o plantiu o que seria melhor: fazer covas dentro do sulco ou realizar uma pequena abertura no chao do tamanho da muda e planta-la?

Agradecido por todas as duvidas sanadas

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade