Autor

Mensagem

EDSON BARTOLAZZI

PLANTIO DE CAFÉ CATUCAI


Enviado em 22/02/2008

ESTOU COM 5 MIL MUDAS DE CAFE CATUCAÍ, PARA PLANTAR. O TEMPO URGE. NO MOMENTO NÃO DISPONHO DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA FAZER COVA GRANDE (40 X 40 X 40 E ADUBAÇÃO). ASSIM, PRETENDO FAZER COVAS 20 X 20 X 20 E ADUBAR APÓS TRINTA DIAS DO PLANTIO, COM O ADUBO FOSMAG F44 - QUANDO ACREDITO QUE AS MUDAS JÁ ENRAIZADAS PODERÃO RECEBER O ADUBO DE FORMA INTEGRAL.
A ANÁLISE DO SOLO INDICA 170 GRAMAS DE FÓSFORO, O QUE NÃO PRETENDO FAZER DE UMA SÓ VEZ, ATÉ PORQUE A PLANTA SÓ IRÁ ABSORVER O QUE ELA NECESSITA. PRETENDO COLOCAR 50 GRAMAS DO ADUBO CITADO E ATINGIR O IDEAL INDICADO DE FORMA PARCELADA.
NÃO SOU TÉCNICO, É UMA OPINIÃO DIANTE DA MINHA SITUAÇÃO, PORÉM, GOSTO DE FAZER A COISAS COMO DEVEM SER FEITAS, NO CASO DE COMPROMETER A LAVOURA, PREFIRO NÃO PLANTAR. ESTE É O MOTIVO DA MINHA CONSULTA, QUE ESPERO RESPOSTA VIA E-MAIL, COM URGÊNCIA.

Bruno Eduardo de Assis

Enviado em 25/02/2008

Apesar da época não ser muito indicada, ainda temos chuvas e para você não perder as suas mudas, eu indico que você aumente mais um pouco as covas e acrecente todo o adubo fosfatado na cova, misturando-o muito bém, pois o fósforo aplicado não será perdido. Após 45 dias do plantio faça uma adubação com Sulfato de Amônio ou 20-00-20 e prossiga as mesmas num intervalo de 30 a 45 dias (de acordo com as chuvas e temperatura). Ou utilize no plantio algum nitrogênio de liberação lenta e dispense a fonte de potássio.

Boa tarde.

Adilson de Paula Rezende

Enviado em 27/02/2008

Sr. Edson,meu nome é adilson,sou engenheiro agronomo,consultor técnico a 18 anos.Diante de sua pergunta precisa saber mais detalhes(região,se é plantio direto, tereno de ladeira). O tamanho da cova não é problema,pode fazer o burraco com uma cavadeira de boca aredondada e colocar a muda e ter o cuidado de misturar bem o adubo f44 na terra,ok!
mais informações meu email é:adilson.rezende@uol.com.br

thiago muller

Enviado em 02/10/2012

bom
gostaria de saber o manejo adequado para uma lavoura de 10 meses o adubo a utilizar e pulverizaçoes a serem feitas ,ja que o controle de pragas ja foi feito. e sugestoes de manejo? muito obrigado

adilson de paula rezende

Enviado em 02/10/2012

Thiago, a sua lavoura deve estar precisando de pulverizações foliares a cada 30 a 40 dias entre elas, e como sugestão pode usar um formulado pronto(MULTISAIS) na dosagem de 800 gramas por 100 litros de água e adicionar 10 ml de espalhante adesivo.
Para fazer adubação de cobertura usar de 5 a 6 adubações usando 60 gramas/pé de 21-00-21 formulado com nitrato de amônio. Como fonte de fósforo e enxofre use o superfosfato simples na dosagem de 80 gramas por pé e se for possível coloque de 1 a 2 quilos de estêrco de galinha, enterrado, no sentido da linha e no meio de 2 pés,aproveita e coloque o supersimples na cova junto com o estêrco e depois cubra com terra.
Esta seria uma das opções que posso lhe dar a distância sem ver a lavoura pessoalmente,ok!!!

wilson luciano mont mor

Enviado em 19/10/2012

Gostaria de saber se em uma lavoura ja produzindo , eu poderia fazer a adubaçao fosfatada com MAP   em substituiçao  ao superfosfato simples, qual a vantagem ou desvantagem?

adilson de paula rezende

Enviado em 22/10/2012

Prezado Wilson:
Ao colocar o superfosfato simples,você também coloca +/-  24% de enxofre.
Se usar o map que é mais concentrado em fósforo e 10% de nitrogênio, que é mais econômico, Você deverá colocar cerca de 2 toneladas/ ha de gêsso agrícola. Utilizando o gêsso você estará colocando cálcio e enxofre que são dois nutrientes dos quais as plantas necessitam .
Outra fonte de enxofre esta no sulfato de amônio.

wilson luciano mont mor

Enviado em 22/10/2012

   Ok, Adilson. Obrigado pela atençao e informaçao!

WERMESON

Enviado em 14/02/2013

ADILSON, GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR ADUBO PARA PRODUÇÃO, EU ADUBEI ANTES COM O CICLUS, UM ADUBO QUE FICA SEIS MESES NA TERRA, ONDE  É ADUBADO APENAS UMA VEZ, E ALIMENTA O PÉ DE CAFÉ DURANTE OS SEIS MESES, NÃO EVAPORA, ONDE ELE É APROVEITADO 100% POREM É MUITO CARO, MAS PARECE QUE AS LAVOURAS PRODUZIRAM MELHOR, HOJE EU COMECEI COM O ADUBO YARA MILLA, COM AS MEMAS QUALIDADES DO CICLUS, MAIS BARATO, POREM TEM QUE FAZER AS 3 ADUBAÇÕES, AUMENTANDO NA MÃO DE OBRA, ENFIM GOSTARIA DE OBTER O MELHOR ADUBO E O MELHOR REMEDIO FOLIAR QUE HOJE EU USO O AGRUMAX

juliano Rodrigues

Enviado em 29/03/2013

ddded

neuza orlando

Enviado em 29/07/2013

Comprei um sítio e tenho 50 pés de café, nesse ano deu pouco, gostaria de saber qual o adubo necessário, cada pé tem um metro de altura mais ou menos, o terreno é plano, terra mista. Localização em Porto Feliz - São Paulo. Obrigada e um grande abraço.

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade