Você está em: Fórum Técnico > Irrigação

Autor

Mensagem

Marcos de Oliveira Bettini

Irrigação por gotejamento .

Enviado em 14/12/2006

Temos atuado há mais de 10 anos com a tecnologia do gotejamento para a irrigação do café. Desde a região de Brejões a Vitória da Conquista - Ba a Capelinha no Norte de Minas e especialmente no Cerrado e nos polos de Franca e Garça SP, se vem obtendo resultados agronômicos e econômicos significativos.
As médias de produtividades subiram de 25sc/ha para 50sc/ha, a aumento de qualidade nos grãos (maior peneira) e também na bebida (diversos prêmios são dos cafezais irrigados e fertirrigados).
Tem se reduzido custos com defensivos (plantas mais sadias), fertilização e colheita (maior produtividade=menor custo de colheita).
Os sistemas em geral são amortizados na segunda colheita. Em muitos casos na primeira colheita. Há disponibilidade de financiamento bancário a taxas razoáveis e prazos longos.
Produtores com café irrigado por gotejamente tem invariavelmente aumentado a área plantada e só plantam cafezais novos sob irrigação. Independentemente dos preços do café.
Há uma boa gama de empresas e técnicos no setor. Estando cada vez mais bem qualificados e capacitados a suprir excelentes sistemas com soluções técnicas específicas às demandas de cada produtor.
Ainda é requerido melhorar a formação de técnicos de nível médio e operadores. Aprimorar o uso da fertirrigação, do manejo de água e da manutenção dos projetos. Também é importante planos de conscientização sobre racionalizaçãpo no uso de água, energia e demais insumos.
Mas a tecnologia é mais do que promissora, é madura e definitiva!!!
Mercados como o Sul de Minas e Norte do Paraná ainda estão mais atrazados na adoção do gotejamento. Alguns projetos como o da Fazenda Ipanema, Carmo do R. Claro, Marcelo Vieira e outros são importantes para amplificar a área irrigada na região.
Assim a produção de café está cada vez mais dependente do gotejamento e da disponibilidade de água.

TUBIATAN

Enviado em 16/12/2006

tenho um cafezal plantado em fevereiro de 2005 ,já está produzindo .plantio feito em espaçamento de 80x 2.50m sendo que tenho 10.600 de café. pretendo irriga-lo depois da colheita deste ano .que sistema devo usar
obrigado pela atenção .Aureo MOREIRA

Huarley Lemke

Enviado em 09/02/2008

Boa tarde Áureo,

Não sou técnico na área de irrigação, mas como produtor gostaria de passar minha opinião.

Ao escolher o seu sistema de irrigação é necessário avaliar alguns pontos e fazer a relação custo benefício do sistema no café.

Você dispõe de água com abundância em sua propriedade? Qual a qualidade dessa água? Sua região tem baixo ou alto índice pluviométrico? Qual o custo da energia para irrigar a área? Qual controle tem adotado no manejo da lavoura? Pretende no futuro usar fertilizantes por irrigação? Almejar automatizar o sistema? Pretender consorciar a lavoura com outra cultura?

Aqui em minha propriedade a água é um recurso escasso, todavia a que existe é de ótima qualidade para irrigação por gotejamento ou microjet. Temos também déficit pluviométrico na região, para se der uma idéia no mês de janeiro em minha localidade ficamos abaixo dos 70 mm. O espaçamento do café é 3x1 o que permite molhar toda a linha de plantio e economizo no manejo do mato, na conta de luz, e tenho a possibilidade de implantar um sistema de fertilização por irrigação. Como a irrigação aqui não é automatizada, o sistema também atende perfeitamente minhas condições, uma vez que cada setor é irrigado 1 vez por dia durante 10 minutos.

Nesta questão de manejo de irrigação acho muito interessante essa possibilidade de todos os dias poder molhar o café, diferente do sistema em malha por aspersor, onde o proprietário geralmente irriga uma ou duas vezes por semana o setor.

O sistema é mais caro, mas o custo final fica abaixo dos 30% se comparado com o outro.

Uma desvantagem é a questão da manutenção, que exige mais cuidado e atenção do produtor, além de um pouco de trabalho na hora de implantar o sistema. Também não permite o consorcio com outras culturas, como milho e feijão. Alguns produtores não adotam o sistema aqui porque aproveitam a água da irrigação para cultivar na rua do café uma outra cultura, mas como não é minha intenção, isso não se torna um problema para mim.

Todavia não é fazendo propaganda, mas é porque estou realmente satisfeito com o sistema. Acredito que no seu caso tendo em vista o espaçamento 0,80 x 2,50 m o sistema iria atender satisfatoriamente, molhando toda a linha de plantio. Você só precisa dar atenção especial a qualidade de sua água antes de implantar o sistema, porque uma água com muita ferrugem, por exemplo, causa o entupimento dos jets e inviabiliza o manejo.

Avalie os pontos fortes e fracos de sua propriedade para o tipo de irrigação que pretende usar. O sistema em malha por asperso também tem sido muito divulgado e muitos produtores o tem usado. É um sistema mais conhecido e também tem suas vantagens.

Só o desaconselho a implantar o sistema por canhão. Definitivamente não vejo vantagens neste sistema. Lembre-se microjet e diferente de gotejamento. Procure informações sobre esse sistema no google.

Espero ter ajudado um pouco. Com certeza escolher o sistema de irrigação não é uma tarefa fácil. Eu mesmo levei vários meses avaliando e conversando com vários técnicos até chegar no meu sistema atual. Hoje, o meu sistema tem o custo de R$ 1,15 por pé de café plantado, levando em consideração que já tenho o poço de água pronto, a energia de boa qualidade instalada até a bomba e também todo o sistema de bombeamento, incluindo o filtro.

Boa sorte e ótima produção. Abraço.

Aureo Moreira

Enviado em 11/02/2008

obrigado a todos pela informação
inplatei o sistema de gotejamento ,estou satisfeito pois as plantas reagiram muito bem inclusive as floradas vigaram e já vou ter uma safra a colher .mas ainda presciso de muita tecnica para poder abter melhores resultados em média tenho irrigado o café 1 vez por dia cada setor ,1 hora

Michel Simon Filho

Enviado em 24/03/2008

Senhores,

Tenho 4.000 pés de café no espaçamento 0,70 X 4,00. Água de boa qualidade e energia. Será que é preciso de um reservatório grande? Quanto gastaria para irrigar ?

Obrigado.

Huarley Lemke

Enviado em 26/03/2008

Caro amigo, eu utilizo em média 3 mil litros a cada mil pés de café por dia no período de estiagem.

Logo você poderá precisar de aproximadamente 12 m³ de água dia, multiplicado por 180 dias, período estimado de estiagem. Mas este cálculo pode ser menor para sua região, dependendo do indice pluviomêtrico.

Em geral utilize uma margem de 30% de reserva. Seu reservatório deve ter a capacidade em torno de 3.000 m³, levando-se em conta que no período de estiagem não haja captação de água para o reservatório. Caso haja uma nascente próxima você pode recalcular esse valor.

Dados para que você utilize o sistema de microjet.

Caso no futuro pretenda expandir a área reveja os cálculos. Grande abraço...

Michel Simon Filho

Enviado em 28/03/2008

Quero agradecer o amigo Huarley Prati

Uma caixa com 15.000 lts seria suficiente então. Tenho uma bomba d‘agua com roda, porém esta parada, tenho que verificar quantos litros/hora ela manda.

Obrigado

Marcelo Dianin

Enviado em 22/06/2011

Bom dia a todos do Forum,

Somente para enriquecer um pouco mais sobre os resultados da irrigação por gotejamento na região do cerrado mineiro, nossa propriedade está localizada no município de Romaria - MG, tínhamos uma média de produção antes de adotarmos a tecnologia em 1996 de 30 sacas/ha, a partir da adoção, temos toda a lavoura irrigada com média de produção de 50 sacas/ha, contando com talhões em reforma, em safra zero e lavouras novas que ainda não estão produzindo.
Nossa propriedade é acompanhada pelo Projeto Educampo do Sebrae e sabemos que na região de São Gotardo e Ibiá, onde o déficit hídrico é menor que na região de Monte Carmelo, o Grupo Educampo formado por cafeicultores irrigantes por gotejo e por cafeicultores que produzem no sequeiro, a diferença de produtividade é também gritante, de 32 sacas/ha de um produtor no sequeiro para 45 sacas/ha em outro produtor  irrigado por gotejamento.
Abraços

Robinson Grego

Enviado em 08/05/2012

Gostaria de saber  como se realiza a limpeza dos tubogotejadores, principalmente em relação a matoria organica acumulada e com possibilidade de entupimento. E no caso do acido fosfórico qual a diluição , custos, frequência e metodo utilizado
Robinson Grego
  Produtor de café Robusta

Ricardo

Enviado em 10/09/2012

Ola, gostaria de saber se a irrigação é viável para pequenas propriedades, tenho 3 hectares, são 7.000 pés de café, tenho curso d'água no fundo da propriedade, tenho conseguido média de 30 sacos de café por hectare, e preciso muito aumentar esta média pois a colheita tem me custado quase 35% do valor do café produzido. Alguem saberia me dizer quem faria um orçamento para a implantação do sistema no sul de Minas Gerais?

Arieu

Enviado em 03/02/2013

Gostaria de saber se o pé de café pode começar a produzir em seu primeiro ano??

Huarley Lemke

Enviado em 04/02/2013

Olá Robinson, a limpeza é feita manualmente. Aqui utilizo para desentupir o mesmo desentupidor de boca de fogão a gás, que é facilmente encontrado em supermercados nas utilidades. Porém para diminuir o problema, é primordial o uso de boa água e de um filtro no sistema de irrigação, além de manter a pressão adequada na linha e setor que irá irrigar... Espero ter ajudado. Abraço....

Huarley Lemke

Enviado em 04/02/2013

Olá Ricardo. Sim um sistema de irrigação é extremamente viável para pequenas propriedades. Sua produção pode saltar de 30 sacos por hectare para 80, até 90 sacos por hectare. O sistema de gotejamento é racional no consumo de água e irá viabilizar melhores lucros para você. Abraço.

Huarley Lemke

Enviado em 04/02/2013

Arieu, um pé de café pode sim produzir no seu primeiro aniversário, principalmente se for clonal a muda. Porém a produção será muito pequena e não significativa, fazendo somente a catagem dos grãos para evitar fungos, brocas e pragas na lavoura. Se a muda for de semente, dificilmente você vai assistir uma produção no primeiro ano.

abel reis

Enviado em 17/02/2013

ola, tenho 60 mil pes de café, quero  fazer irrigaçao por gotejamento, gostaria de saber o preço, aguardo

Bia Barros

Enviado em 21/02/2013

Olá, pretendo implantar o sistema de gotejamento no cafezal do meu pai, ele possui dois cafezais, mas separados, pretendo começar pelo menor que tem  1.000 pés.

O sistema de gotejamento é o mais adequado ? e você saberia me informar quanto eu usaria na compra das mangueiras e da bomba? aliás, quantas bombas eu irei utilizar?

Desde já agradeço. e espero ansiosima pela sua resposta que me ajudara muito ! bj

Huarley Lemke

Enviado em 22/02/2013

Olá Bia,

Precisava de mais informações para responder sua pergunta. Mas vamos lá. Um rolo de mangueira custa em média R$ 180,00 reais, com 400 metros. Para saber a quantidade de mangueira que irá utilizar, é preciso saber o espaçamento do plantio em linha. Tente adquirir as mangueiras direto de fábrica, com o número de produtor. O valor pode chegar a cair pela metade.
Não recomendo o sistema de gotejamento, mas sim de micro spray. Gotejamento você levará mais tempo para irrigar o café e por conseqüência maior custo com energia.
O custo da bomba está relacionado com o tipo de energia em sua propriedade (trifásica ou monofásica), distância do curso de água até o cafezal e desnível do terreno. Sem essas informações não é possível dimensionar uma bomba.
Tente contactar um projetista em sua região, ele poderá fazer uma visita em sua propriedade e fazer um projeto adequado para sua lavoura.
Espero ter ajudado. Abraço...

Huarley Lemke

Enviado em 22/02/2013

Abel,

Não tem como falar em valores sem saber uma série de informações da sua propriedade. Procure um técnico em irrigação na sua região. Ele poderá fazer uma visita em sua propriedade e fazer um projeto adequado.
Agora, com base nos meus custos, posso dizer que a irrigação por micro spray fica na faixa dos 3,5 reais por pé plantado.
Abraço,

Bia Barros

Enviado em 27/02/2013

Olha eu aqui denovo, com outra dúvida !

A propriedade onde quero instlar uma irrigação de gotejamento possui duas planatações de café.

A primeira tem mais de 20 anos, possui mais de 1 hectare, e é mais produtivo e seus pés mais maiores e mais cheios na época da colheita, porém  fica longe do posto artesiano.
Já a segunda, possui uns 12 anos e possui mil pés de café, sendo menor, entretanto, ela é que sofre mais com a seca, e produz menos pelo seu tamanho e pela danificação.
Agora eu queria uma ajuda sua. Qual seria a melhor para eu implantar o sistema de irrigação? a menor perto do posto, ou a outra sendo maior ?

obrigada :)

Huarley Lemke

Enviado em 27/02/2013

Oi Bia, é difícil responder, porque você necessita calcular os custos de instalação versus benefícios. Porém pela idade das suas lavouras, o melhor seria você renová-las, com um novo plantio e mudas de boa qualidade, pois sua produção já atingiu o pico produtivo e mesmo irrigando deve experimentar um decréscimo ao longo dos próximos anos.
Faça as suas contas. Um hectare com plantio 3x1 pode suportar 3.333 pés, com uma produção média de 100 sacas/ano, para o conilon. Se sua área for pequena, pode até tentar o plantio 3x0,85, para comportar mais quantidade de mudas. Mas essas informações somente são para nortear, o correto é você procurar um técnico para te aconselhar e orientar seu trabalho de acordo com sua região, entre outras tantas variáveis a levar em consideração. Boa sorte...

Benjamin Abreu junior

Enviado em 19/03/2013

Tenho 10has que desejo destinar a café irrigado,região esta no norte de minas perto da Bahia, precipitação média de 700 mm/ano com longo período de estiagem chegando até 10 meses sem a mesma, isto é , chuva.Tem viabilidade um sistema de plantio e irrigação com poço artesiano?

Benjamin

jose augusto bastos gonçalves

Enviado em 09/04/2013

ola eu gostaria de saber se posso plantar feijao com agua de poço artesiano só q agua tem um pouco de salito mas. e muito pouco na chapada  ubiraitá -andarai bahia

Breno Vilela Costa

Enviado em 13/08/2013

Tenho uma lavoura de café no oeste da Bahia, com espaçamento de 0,6 por 2,4m. Já mantenho gotejo na área e uma boa disponibilidade de água. Contudo, tenho duvida quanto à necessidade de água na planta/dia. Registro que as temperaturas são altas durante o dia, acima de 30º.

Samir

Enviado em 12/09/2013

ola! estou querendo irrigar meu cafe tambem! Na colheita mecanizada, o sistema de gotejamento ou Jet atrapalha???

Breno Vilela Costa

Enviado em 13/09/2013

Samir, como foi implantado o goteja será determinante para a viabilidade da mecanização da colheita. Deverá ser observada a profundidade dos canos, assim como a resistência, e locais de trânsito de máquinas. Esse fator influência, naturalmente, no manejo diário. Caso tenha dificuldade nesse cálculo, recomendo ajuda profissional. Contudo, afirmo que utilizo a colheita mecanizada e o sistema de goteja não atrapalha.

zenidio

Enviado em 07/10/2013

bom dia amigo!!                                                                                                                           quero plantar café irrigado no norte mg no área 3 hq já tenho posto simi atersiano com vasão de 4 mil litros a hora quero fazer uma resevatorio de 80 mil litros que esta agua vai por gravidade.quero saber se esta idea e viável,quanto fica as mangueiras e qual o espacamento ideal ,preciso muito de uma palavra amiga. estou aguardando tua resposta .deste de já agradeço.obrigado pela sua atenção. abraços!!!                                     zenidio..

carlos alves dos santos

Enviado em 15/10/2013

boa noite,  estou querendo plantar café no sistema de gotejamento ,o que fazer quando a água  tem  ferrugem, agradeço se poder me responder., carlos-alves-santos@hotmail.com

Huarley Lemke

Enviado em 16/10/2013

Oi Zenidio, sua ideia é viável sim, aliás temos utilizado aqui um sistema híbrido por gravidade e bombeamento. Recomendo fazer um bom projeto de irrigação. O espaçamento ideal depende de características do solo e se você pretende ou não mecanizar sua área. Se tiver pouca terra para plantar, utilize um espaçamento 3 x 0,85 e maximize sua área de produção... Abraço,

Miguel

Enviado em 04/02/2014

Olá Huarley, interessante seu fórum, parabens! Sou engenheiro agricola, formado em Perú, estou começando a fazer um site onde tem muita informação da irrigação por gotejamento, aspersão, maquinaria agricola, construçoes rurais, etc.  Ainda estou começando, assim que falta subir mais fotos e conteúdo...mas já tenho varias semanas de trabalho e tradução, espero seja de interesse para você e seus leitores. Aqui deixo o link:
http://engenheirosantisteban.atwebpages.com/

joao gilberto

Enviado em 06/02/2014

boa noite tenho um reservatorio de agua que começou a agua apresentar muito furrugem queria se vcs sabem como controlar esse ferrugem que afetam asfolhas de cafe obrigado

Miguel

Enviado em 07/02/2014

Olá Joao, o que existe em seu reservatório são bactérias que aparecem como ferro avermelhado. O crescimento bacteriano por ferro parece avermelhada. Estas bactérias oxidam o ferro da água de irrigação . É possível combater este problema através da injeção de cloro por meio de filtros de retro lavagem e , também, agitando com uma pá as camadas de areia da superfície dos filtros que se encontram antes do reservatório.

Se tiver interesse em conhecer mais da irrigação pode entrar no meu site:
http://engenheirosantisteban.atwebpages.com/
pode me deixar seu comentário ou dúvida, obrigado, e por favor me mantenha informado.

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade