Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Clima > Pergunte ao Meteorologista

Qual a influência do clima na qualidade do café?

postado em 21/03/2007

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Carlos Eduardo Reinig Filho: Qual a influência do clima na qualidade do café a ser colhido. Na colheita passada, em 2006, predominou o café verde.

Celso Oliveira: A influência é muito grande, Carlos.

Recomendo que o senhor leia o artigo do Doutor Marcelo Bento Paes de Camargo, um dos maiores especialistas em café no Brasil. O Doutor Marcelo trabalha no Instituto Agronômico de Campinas e, em 2003, publicou um ótimo artigo chamado "Influência do Clima na Produtividade de Grãos e na Qualidade da Bebida do Café".

Eu tive a oportunidade de presenciar uma apresentação do Doutor Marcelo, em 2004, na ESALQ e ela tirou-me muitas dúvidas sobre o assunto. Em um determinado momento, ele cita os fatores climáticos que influenciam a "maturação-colheita" do café.

O principal é térmico e interfere na duração do ciclo produtivo e época de maturação. Ou seja, o ciclo produtivo está diretamente ligado ao acúmulo de graus dias. Inclusive, ele cita a produção de 2002 que foi muito ruim. Fez muito calor, no outono de 2002, por conta de um El Niño e os grãos verdes passaram diretamente para passa. Quase não foi colhido café cereja em algumas regiões do Estado de São Paulo.

Estive olhando o que aconteceu no ano passado e parece-me que, em Caconde (ponto verde na imagem de satélite a seguir), houve justamente o contrário de 2002. O outono do ano passado foi mais frio que o normal, algo em torno de 1,5°C.


Especialmente, o mês de maio foi bastante frio. Talvez, isto explique o motivo pelo qual houve muita formação de grãos verdes. Faltou calor.

Para o outono que começou, ontem, não há previsão de grandes anomalias. Vamos ter que ficar de olho apenas em ondas de frio esporádicas que podem gerar especulações de geadas no café de São Paulo e do Sul de Minas Gerais.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

 

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?
Clique aqui para fazer sua consulta!

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade