Ensei Neto, consultor de qualidade em cafés:
Prezado Welington,
É importante lembrar que o plantio de café deve ser visto sob visão administrativa de negócios, merecendo, portanto, um Plano de Negócios. Um Plano de Negócios (Business Plan) nada mais é do que uma lição de casa bem feita e que deve contemplar tantos elementos quanto são os segmentos que você pretende atingir com esse seu novo negócio.
Por exemplo, quais são as tendências do mercado, quais as oportunidades e riscos, bem como qual seria o seu papel nesse cenário ("será que darei conta do recado?"). Nessa análise, não se esqueça de verificar todos os investimentos necessários, custos envolvidos e perspectivas de faturamento (de novo a pergunta: "será que darei conta do recado?").
O ideal é ter uma consultoria em cada etapa que não seja de seu total conhecimento, para não ser pego de surpresa com surpresas ao longo da caminhada.
Se ao final a soma do que é positivo é muito maior do que o que é negativo, é o momento de tomar a decisão final.
Daí pra frente, Welington, arregace as mangas e mãos a obra.
Grande abraço,
Ensei Neto
E você, aceita uma xícara de prosa? |











