ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto de captura de carbono em cafezais do México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/05/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Para compensar os efeitos dos gases industriais na atmosfera, o Instituto de Ecologia (Inecol) do México está realizando um projeto de captura de carbono nos cafezais sombreados em 30 fazendas de 21 municípios do Estado de Veracruz.

O projeto, que está em etapa de pesquisa, tem como objetivo principal criar uma rede agroecológica para uma cafeicultura sustentável no centro de Veracruz, mediante a qual os produtores de café obtenham maiores rendimentos econômicos.

O pesquisador do Inecol, Raymundo Dávalos Sotelo, disse que a intenção é dar utilidade às árvores que se encontram nos cafezais, promover o cuidado do meio-ambiente e obter o sustento das famílias dedicadas a esse setor comercial. “Tem sua origem na preocupação com as mudanças climáticas que estão ocorrendo, que vemos refletidas na temperatura, padrões de umidade e mudanças na circulação do mar”.

Ele disse que o termo captura de carbono se deve ao fato de que se pretende manter o ecossistema, preservar os cafezais, principalmente na zona central do Estado, e conseguir o crescimento de espécies que são aptas para o controle da mudança do clima. Ele destacou que também se busca diminuir a presença de gases de efeito estufa – que se mantêm na atmosfera por períodos longos -, que são gerados com a elevação da temperatura e mudanças na umidade. Ele disse que entre esses gases está o dióxido de carbono, que pode gerar danos em algumas espécies de árvores, já que, quando é excessivo, seu efeito é nocivo.

“Os cafezais que têm árvores com capacidade de absorção de carbono alta contribuem para reduzir os gases que encontramos na atmosfera”. Ele disse que esses gases são emitidos por seres humanos ao realizar atividades industriais, com o uso de veículos e através das fábricas, entre outros.

Esse projeto, que deverá começar em 2014, buscará com autoridade federais promover e facilitar a gestão de pagamentos por serviços ambientais com o qual os cafeicultores obteriam rendimentos extras pelo cuidado das árvores.

Por isso, facilitará a participação de mais produtores de café em novos mercados de café certificado, que oferecem preços mais elevados e estáveis, assim como maiores taxas de crescimento, comparadas com as nacionais. Por último, pretende-se contribuir com a informação científica e técnica à população sobre ordenamento territorial, mudança climática global e conservação do meio-ambiente na região.

A reportagem é do Oem.com.mx, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures