ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores colombianos desenvolvem instrumento para medir umidade do café em tempo real

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/09/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Pesquisadores da faculdade de Tecnologias da Universidade Tecnológica de Pereira (Risaralda, Colômbia), estão desenvolvendo um sistema de medição instantânea da umidade do café. O dispositivo, adaptado aos silos ou locais de secagem do grão, deve calcular o valor exato da umidade presente no mesmo. Esse instrumento de medição permitirá que os cafeicultores regulem e mantenham o grau ideal de umidade do café, que é um valor entre 10 e 12%.

Para o professor e pesquisador do programa Tecnologia Mecânica, Edgar Salazar, esse dispositivo é uma “mistura perfeita entre o mecânico e o eletrônico”. O instrumento deve ter uma estrutura específica para poder ser instalado no silo, “que tem condições determinadas, ou seja, altas temperaturas que podem estar acima de 50 graus centígrados”.

Por outro lado, a nível eletrônico, o dispositivo requer a integração de cartões de adequação de sinal, de amplificação e filtro, de maneira que o sinal seja claro e exato em função da umidade. “Ali vai todo o ciclo do sensor, que converte esse sinal de umidade física em uma corrente de voltagem. Esse sinal de corrente ou voltagem se introduz a um cartão de adequação de sinal que pode levar a um display ou a um computador para armazenar os dados”.

A finalidade do instrumento, além de proporcionar dados exatos da condição de umidade, é permitir a execução de uma ação sobre os misturadores de silo ou sobre as janelas que permitem a entrada de ar no mesmo.

Desse sistema de medição, os pesquisadores desenvolveram um primeiro protótipo que, na realização de vários testes, forneceram dados satisfatórios, disse Salazar. Na reunião com cafeicultores da região, os pesquisadores disseram que, dentro de dez meses, já poderia ser adaptado o dispositivo ao silo.

Os pesquisadores têm trabalhado no desenvolvimento desse projeto há dois anos. A ideia desse sistema de medição nasce em meio à crise que os cafeicultores enfrentam no país. O controle exato da umidade, de forma imediata e paralela ao processo de secagem do grão, ação que tradicionalmente é realizada de maneira empírica ou manual, fixa um preço adequado ao grão de café.

A reportagem é do https://noticiasdelaciencia.com, adaptada pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures