ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café para todos os gostos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O sabor do café, considerado inconfundível, está prestes a perder esse rótulo e ganhar novos gostos e aromas. Em um trabalho inédito, grãos de café são pulverizados, ainda no terreiro de secagem, com uma solução à base de fungos que alteram os atributos da bebida durante a fermentação. O resultado são cafés com sabor de chocolate, caramelo e frutas cítricas. Uma novidade que promete agradar até os paladares mais conservadores.

O trabalho é mineiro. Foi desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (Ufla) por equipes orientadas pela pesquisadora Rosane Shwan, agrônoma especialista na área de microbiologia das fermentações e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da Ufla. Foram 15 anos de pesquisa, quatro dissertações de mestrado e três teses de doutorado até as leveduras ideais para aroma, sabor, corpo, equilíbrio e ausência de defeitos, aprovados por grupos de especialistas e degustadores. “Foi um processo longo, mas alcançamos um café de alta qualidade, com escalas acima de 80; valor alto para o grão fermentado naturalmente”, diz.

Rosane acredita que a novidade pode ser especialmente interessante para o pequeno cafeicultor, já que o processo é simples, dispensa equipamentos e agrega valor à produção, reduzindo a dependência de mercado. Apesar de os resultados já serem realidade celebrada, a pesquisa ainda deve continuar por mais três anos, e só então o processo poderá ser utilizado por produtores: “Um dos nossos desafios agora será calcular e testar o escalonamento da levedura necessária para uma produção maior, já que o trabalho foi feito sobre a saca de 60 kg. Outro, será tentar baratear ao máximo o método, viabilizando-o para o pequeno produtor”, conta.

OPINIÃO

Breno Mesquita, diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Café da entidade e da CNA.

“Temos vivenciado uma grande revolução no ritual do ‘cafezinho’, do secular coador às badaladas monodoses. A cada dia, surgem novas cafeterias e há um público bastante considerável, ávido por experimentar novidades. Ainda que a maioria dos consumidores continue preferindo os tradicionais, há enorme espaço para os cafés exóticos. Sua entrada no mercado é mais um estímulo ao aumento do consumo e à valorização do café de forma geral, o que é sempre algo a ser comemorado

Sabor bacon

Tradição nos desjejuns em diversos países, o bacon se infiltrou na xícara de café. A mistura inusitada é líder incontestável entre os cafés flavorizados mais vendidos por uma empresa norteamericana. A Boca Java se especializou em combinar sabores exóticos com os grãos: amora, canela, banana, avelãs, chocolate branco com framboesa e muitos outros. Todos os sabores são acrescentados a partir de 100% de café arábica, mas o processo é bem diferente do criado pela Ufla, já que a empresa apenas vaporiza os grãos com essências dos mais de 70 sabores.

A matéria foi publicada na edição 2 da revista FAEMG|SENAR. Clique aqui para visualizar a versão digital.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures