ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UFLA: renda média do produtor rural volta a cair - preço do café é um dos responsáveis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
No mês de setembro, o Índice de Preços Recebidos (IPR), referente a venda dos produtos agrícolas e o Índice de Preços Pagos (IPP), referente aos insumos gastos pelos produtores rurais no Sul de Minas Gerais, ficaram em baixa. O IPR apresentou queda de -2,65% e o IPP ficou com uma ligeira baixa, de -0,04%. “Foi um mês extremamente ruim para a renda do produtor rural. No período, somente o grupo do leite apresentou elevação de preço, em 2,79%”, avalia o professor Renato Fontes (DAE/UFLA), coordenador da pesquisa.

De janeiro a setembro de 2013, o IPR, na sua estruturação em grupos, demonstrou resultados de elevação de renda para os produtores de hortaliças e frutas em 15,89% e pecuaristas de leite em 12,69%, enquanto os produtores de grãos apresentam uma diminuição na renda de -6,85%.

O café foi, novamente, o destaque negativo, pois vem apresentando queda da renda de -21,35%, no período. Para o professor Renato Fontes, “queda do preço do café é o principal responsável pelo fato da renda média dos produtores apresentar resultado negativo no ano (em -3,92% até o momento). Pelas características produtivas da região Sul de Minas Gerais, a commodity café tem elevada importância na composição da renda média”.

Somente em setembro, o café teve seu preço reduzido em -7,24% e, conforme explica o professor Renato Fontes, essa queda de preço é muito bem entendida e referendada pela teoria econômica: neste período está havendo a finalização da colheita do produto, gerando custos altos para os cafeicultores, que precisam vendê-lo para pagar as contas. Com isso, há uma elevação da oferta, ou seja, há mais café no mercado causando a redução dos preços.

O IPP apresentou redução de -0,04%. Os insumos agropecuários como ração, defensivos, vacinas e parasiticidas apresentaram queda de preços e foram os insumos que mais contribuíram para a baixa do IPP.

As informações são da Assessoria de comunicação da UFLA, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures