ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Terra Forte: estimativa de safra do Brasil para 2012/2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2011

1 MIN DE LEITURA

8
0
A exportadora Terra Forte apresentou sua estimativa de safra do Brasil para 2012/2013. Segundo a empresa, o ano safra deve fechar com uma produção de 52,530 milhões de sacas, 12,6% a mais que o observado em 2011/2012 - 46,648 milhões de sacas - e 5,14% a menos que em 2010/2011, quando atingiu 55,380 milhões de sacas.

De acordo com a Terra Forte, essa foi a sua primeira estimativa para a temporada e os resultados foram frustrantes. "Esperávamos mais. O florescimento foi excelente, no entanto, a estiagem entre maio e setembro e várias ondas de frio que atingiram por mais de três vezes as lavouras provocaram abortamentos. Além disso, há registro de podas consideráveis", indicou a empresa em relatório.

Esses problemas, segundo a exportadora, foram mais fortes no sul de Minas e na Mogiana, como na área de Pinhal. Áreas como da Alta Mogiana e Cerrado apresentaram bom desempenho, ao passo que a região de Garça teve desempenho considerável, ainda que não tão favorável quanto o de Franca, por exemplo.

Na Zona da Mata, uma ligeira retração foi observada. "Devido à floração tardia, esperamos alguma mudança favorável para a próxima estimativa, em março de 2012, sendo que, caso exista uma condição ideal de clima, evitaremos novos abortos", complementou a empresa.

Segundo a estimativa da Terra Forte, a safra 2012/2013 terá uma produção de 37,2 milhões de sacas de arábica e 15,33 milhões de conillon. Por regiões, a estimativa apresenta a seguinte disposição: Minas Gerais, Sul de Minas (12,5 milhões; Cerrado, 6 milhões e Zona da Mata, 6,7 milhões de sacas); São Paulo, 4,8 milhões de sacas; Espírito Santo (2,2 milhões de sacas de arábica e 11,5 milhões de conillon); Paraná (2,2 milhões de sacas); Bahia (1,7 milhão de arábica e 1,3 milhão de conillon); Rio de Janeiro (250 mil de arábica e 30 mil de conillon); Rondônia (1,5 milhão de sacas); Mato Grosso (500 mil de arábica e 450 mil de conillon); Outros (400 mil arábica, 500 mil sacas de conillon).

As informações são da Agnocafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2013

   As floradas para a safra 2013/2014 só foram boas nas lavouras novas e podadas, trazendo muita frustações para os produtores de café, por terem poucos talhões nessas condições!

   ERRADICAÇÃO, PREJÚIZO, FALTA DE INVESTIMENTOS, FALTA DE MÃO DE OBRA, DÍVIDAS, GEADAS NO PARANÁ E DESANIMO GERAL!

   DIFICILMENTE O BRASIL COLHERÁ UMA SAFRA DE CAFÉ IGUAL A SAFRA PASSADA!
ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/10/2013

   As floradas para a safra 2013/2014 só foram boas nas lavouras novas e podadas,trazendo muita frustações para os produtores de café, por terem poucas áreas nessas condições.

   No Espírito Santo a 1ª estimativa robusta a arábica em torno de 12 milhões, Paraná 700 mil sacas, São Paulo 4,2 milhões de sacas, Sul de Minas 12,8 milhões de sacas, cerrado e zona da mata 12,3 milhões de sacas, Bahia 2,4 milhões de sacas, Rondônia 1,6 milhões de sacas, outros 1,2 milhões de sacas de café.



   ERRADICAÇÃO, PREJUÍZO, FALTA DE MÃO DE OBRA, FALTA DE INVESTIMENTO, GEADA NO PARANÁ E DIVIDAS!!!

   DIFICILMENTE O BRASIL COLHERÁ UMA SAFRA MAIOR QUE 47 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ NA SAFRA 2013/2014!!!

   
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/09/2013

Pior que a previsão da safra de arabica (que nos ja estamos acostumados com os numeros furados), é a do conilon que segundo o pessoal do ES não passara de 11 milhoes de sacas. De onde sugirram estes 15 milhoes? Quanto a estatisticas a Terraforte deve ter os melhores estatisticos do pais ou melhor, adivinhos!  Mas uma turma de irresponsaveis!
HÉLIO CASALE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/09/2013

Temos dois Institutos de pesquisa no Brasil, o IBGE e a CONAB ambos desacreditados pelos estatísticos de plantão. Nem bem deu as floradas e já se fala que o País produzurá 60 Milhões sacas na safra 2014, 15% a mais que a corrente. Os 15% a mais daria 56 Milhoes de sacas, mas só se fala em 60 Milhões.  

Especulação, má fé, falta de brasilidade? Seja o que for é um verdadeiro desrespeito pelos produtores que estão pagando por terem investido os ganhos anteriores em suas lavouras.

Por outro lado, comenta-se muitoo sobre sustentabilidade  que se fundamenta em três pilares, o Social o Ambiental e o Econômico. Com a perna do Econômico bem esfolada, como a atividade pode parar em pé?
MARCELO BARBOSA

CAMPOS ALTOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/12/2011

Exportador de café escreve estimativa de produção absurda sem enviar os cálculos com a quantidade de amostragem, de propriedades analisadas ou estudo estatístico com números.

Vai perder credibilidade se Conab falar números mais baixos.
JOANA D ARC TEIXEIRA DE FARIA

CALIFÓRNIA - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 01/12/2011

Ratifico o questionamento dos 2 colegas anteriores (Agnaldo e João), pois aqui (a realidade de meu município) a produtividade média é de 20sc/ha e também tivemos perdas consideráveis de abortamento, aliado à muitas áreas terem sido efetuado o esqueletamento.

O que fico admirada é que sempre as previsões são feitas e divulgadas sem um tratamento estatístico, ou é feito e não são divulgados?
JOÃO CARLOS REMEDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/11/2011

Gostaria de saber se esta previsão foi feita com pesquisas à campo, por técnicos preparados e responsáveis ou se foi feita em escritórios.

Caso se tenha o estudo que o publiquem e deêm mais transparência a essa previsão, pois, fico pensando que querem manipular o mercado.
AGUINALDO DE RESENDE TOLEDO

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 29/11/2011

Assim fica dificil......

Vamos considerar toda área de café produzindo (2,2 milhões de ha), teremos então uma média de 23.88 sacas de 60.5 Kg/ha? E se considerarmos 1,98 ha, em produção, entre novas e adultas, 26,50 sacas/ha, em média?
Não deveria nem comentar....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures