Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
Somar: outubro será de bom volume de chuvas para floradas
Neste domingo, 02, uma frente fria chega ao Sudeste, permanecendo até a terça-feira (04). Essa frente deve trazer chuvas isoladas na segunda e terça-feira no sul de Minas Gerais e São Paulo, sem essa umidade no cerrado. As precipitações não devem ser generalizadas, ficando entre 5 a 10 milímetros e, portanto, não devendo resultar em aberturas gerais de floradas, adverte a meteorologista. "O volume será no máximo moderado e não resolve a situação do cafeicultor", aponta.
Entretanto, uma nova frente fria chega dia 06 de outubro e aí sim o volume de chuvas será maior e a umidade mais generalizada. "Do dia 06 ao dia 09 teremos no cinturão cafeeiro uma chuva média diária de 20 milímetros, e geral, no sul e cerrado de Minas Gerais e também em São Paulo", disse Olívia Nunes, em entrevista à Agência SAFRAS. Destacou que serão volumes suficientes para a abertura de boas floradas.
A meteorologista frisou que um novo fator contribui para a umidade nos cafezais nesse momento. "A umidade enfim está descendo da Amazônia e junta-se às frentes frias, o que traz mais chuvas em outubro", observa. Dia 12 de outubro uma nova frente atinge o cinturão cafeeiro e traz mais chuvas, que devem então ter boa sequência até o final de outubro. "O mês de outubro vai ser de chuvas de normais até acima do normal, se intensificando na segunda quinzena do mês", ressaltou Olívia Nunes. Os volumes diários médios poderão ser de 20 a 25 milímetros, favorecendo o "pegamento" das floradas.
O fenômeno La Niña atrasou o recomeço das chuvas depois da estiagem normal do inverno. Entretanto, assim como causou atraso no início das precipitações, o fenômeno agora favorece a manutenção das precipitações.
Olívia Nunes indica que, depois, na primeira quinzena de novembro, as chuvas deverão ser mais irregulares. Entretanto, na segunda quinzena esta situação se normaliza e tanto novembro quanto dezembro serão meses de precipitações dentro da média.
As informações são da Agência Safras, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Últimas Atualizações
» Manifestação em São Paulo pede veto ao texto do novo Código Florestal
» Grécia, produção, consumo e estoque - Análise de mercado, por Rodrigo Costa
» Torrefadoras que investem em cafés especiais ganham espaço
» Governo de Minas faz parceria com UTZ para ampliar certificação internacional do café
» Exportação de café arábica lavado da América Latina cresce 5% em abril
» Etiópia: exportações de café ficaram 50% menores que a meta
» Estúpida Moleza, por Celso Vegro
» Uganda: exportações de café podem declinar 27% em maio por causa das chuvas











Envie seu comentário: