ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RJ: Embrapa estuda cultivo de café no sul do estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
O centro-sul fluminense, que foi o ponto de partida das grandes plantações de café no Brasil no tempo do Império, poderá voltar a cultivar o grão que, durante quase um século, se constituiu a principal riqueza do país.

Para estimular o plantio do grão no Rio de Janeiro, pesquisadores da Embrapa Solos estão realizando o zoneamento do café para o Estado, buscando identificar as áreas com menor risco de perda de produção. Segundo o pesquisador Alexandre Ortega, da Embrapa Solos, responsável pela parte do trabalho relacionada ao clima, a ideia é "minimizar o risco e maximizar o sucesso".

A conclusão do zoneamento deve ocorrer até o fim deste ano.

O pesquisador Waldir de Carvalho, um dos executores do projeto, disse que há um potencial grande a ser explorado no estado para o cultivo do café. Destacou, entretanto, que "a potencialidade está nas terras que hoje são usadas para pastagens".

O zoneamento faz parte do Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem o objetivo de estimular o plantio de alimentos pelo pequeno produtor rural, incluindo o agricultor familiar.

O pesquisador observou que a revitalização da cultura do café no Rio depende de políticas públicas, incentivos, financiamento e crédito, entre outros fatores.

Opinião contrária

O presidente da Associação de Cafeicultores do Rio de Janeiro (Ascarj), Efigênio Salles, não crê que o zoneamento do café que vem sendo feito pela Embrapa Solos para o estado possa recuperar o plantio do grão no centro-sul fluminense.

Salles afirmou que não vê possibilidade de retorno de produção nessa área, "exatamente porque a área foi a que produziu café no tempo do Império. Essa área deixou de produzir quando a industrialização chegou ao longo do Rio Paraíba do Sul, com a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Quando aquilo virou uma região industrializada, absorveu toda a mão de obra do café".

As informações são da Agência Brasil, resumidas e adaptadas pela equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GRACIANE

SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 04/07/2012

Eu acredito na importância do mapeamento que a Embrapa Solos esta fazendo no RJ para o cultivo do café,mas creio que no momento precisamos nos apoiar,com iniciativas tanto as torrefadoras, corretores,produtores,governos,secretário de agricultura,prefeituras e toda a população, para otimizar as áreas  que ja tem a cultura do café promovendo junto a esses produtores a sustentabilidade de seu negócio,sendo o estado responsável em divulgar grande parte de nossos cafés,já que o Rio recebe grande parte dos turistas do mundo inteiro! Creio que uma maneira seria trabalhar com esses produtores nichos de mercado,como cafés especias e certificados,garantido que além de um bom café também somos responsáveis com a produção do mesmo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures