ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revolução no pós-colheita faz ramo dos cafés especiais avançar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Um dos destaques do terceiro e último dia da edição 2014 da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé) foi o workshop Qualidade do Café. Sílvio Leite, da exportadora AgriCoffee, falou sobre os avanços do Brasil nos ramos dos cafés especiais.

"Com as pesquisas realizadas em universidades, conseguimos avançar, obtivemos uma verdadeira revolução principalmente no processo de pós-colheita. As pesquisas permitiram ao produtor uma melhor adaptação ao tipo de solo, ao clima, saber o tipo de cultivo adequado e qual é o momento mais adequado para realizar a sua colheita", disse Leite.

Cada produtor deve conhecer qual é o grau máximo de qualidade que pode obter na sua propriedade. E só é possível alcançar tal nível com grãos "extremamente maduros". Qualquer erro no meio de todo o processo da produção do café até o momento da venda altera o valor obtido pelo grão. "Quanto mais qualidade, mais rentabilidade e satisfação do cliente final haverá. Dentro do processo de produção, qualquer erro não dá chance de reparação", apontou Leite.

Segundo o palestrante, um dos erros mais comuns que acontecem na propriedade acontece no preparo do café. "Obtém-se na colheita um grão de altíssima qualidade, mas o processo final de beneficiamento é feito de maneira errada, perdendo todo o trabalho no meio da escala. É necessário muito cuidado com os cafés especiais. Quanto mais preciso ele for, maior será seu valor agregado".

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari.

As informações são da Agência Safras, adaptadas pelo CaféPoint
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/03/2014

Pois é, para variar, alguém ganha nas costas dos brasileiros. Quando não é Bolívia, Venezuela ou Cuba, é a Colômbia. E quando chegará a nossa vez? Cada a política cafeeira? Saiam do ar condicionado e vão ouvir na fonte os produtores. Na mordomia é fácil falar e fazer planos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures