ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de biodiesel a partir de pó de café usado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Numa pesquisa que aborda duas das maiores obsessões americanas - café e carros -, cientistas da Universidade de Nevada, em Reno, produziram diesel com pó de café usado. A técnica não é difícil, como contam eles na publicação "The Journal of Agricultural and Food Chemistry", e existe tanto café por aí que milhões de litros de biodiesel poderiam potencialmente ser feitos todos os anos.

Mano Misra, professor de engenharia que conduziu a pesquisa com Narasimharao Kondamudi e Susanta K. Mohapatra, afirmou ter descoberto acidentalmente que os grãos de café continham uma quantidade significativa de óleo. "Fiz um café uma noite e esqueci de tomá-lo", conta o professor. "Na manhã seguinte, vi uma camada de óleo flutuando na xícara."

Ele e sua equipe pensaram que pudesse haver uma quantidade proveitosa de óleo no pó usado, então foram a várias lojas da Starbucks e coletaram cerca de 23 quilos de pó de café usado. Análises mostraram que mesmo o pó tinha de 10 a 15% de óleo por peso. Os pesquisadores então usaram técnicas padronizadas de química para extrair o óleo e convertê-lo em biodiesel.

Os procedimentos não são particularmente de energia intensiva, diz Misra, e os pesquisadores estimaram que o biodiesel poderia ser fabricado a cerca de um dólar o galão. Segundo Misra, uma das dificuldades é coletar eficientemente o pó - existem poucas fontes centralizadas da matéria-prima. Mas os pesquisadores planejam montar uma pequena operação piloto no próximo ano, usando as sobras de um torrador de café local.

Mesmo se todo o pó de café do mundo fosse utilizado na fabricação de combustível, a quantidade produzida seria inferior a 1% do diesel usado anualmente nos Estados Unidos. "Isso não resolverá o problema energético mundial", disse Misra sobre o trabalho. "Mas nosso objetivo é pegar resíduos e convertê-los em combustível." E o biodiesel feito de pó de café tem outra vantagem, segundo ele: a descarga cheira a café. As informações são do portal G1, Ciência e Saúde.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures