ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente da Cooxupé reforça que cenário é desestimulante a produtores de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em um momento de preços baixos do café, discute-se a viabilidade da cafeicultura. Para o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino da Costa, os agricultores familiares não têm alternativa e não podem sair da produção do grão. Já os produtores médios e grandes estão procurando alternativas. “O preço atual do café é desestímulo muito grande. Esse preço não paga as contas”, declarou em entrevista ao Valor.

O presidente da maior cooperativa de café do mundo estima que os preços no atual patamar vão representar no futuro uma queda da produção, já que os produtores terão de reduzir custos e o uso de insumos e tecnologias, que vão impactar negativamente a produtividade. “Quanto mais tempo perdurar os preços baixos, mais rápida será a queda da produção”, disse.

Com menor produção no futuro, o preço do produto poderá subir e haverá outro estímulo para se aumentar a produção. É o chamado 'ciclo do café'. Na avaliação de Paulino, o problema foi o café ter subido a R$ 550 a saca em 2011 (hoje o produto de boa qualidade é vendido por cerca de R$ 270), classificado como um valor irreal. “Aumentou a produção, muita gente fez dívida a este valor do café”.

Ao mesmo tempo, o presidente da cooperativa disse que também não existe justificativa para a cotação do grão cair ao patamar atual. “Os fundamentos não justificam preços tão baixos”. Segundo Paulino da Costa, o mundo consome cerca de 12 milhões de sacas de café por mês. Se houver problemas em grandes países produtores, o excesso do grão “some”.

O presidente da Cooxupé também afirma que o cafeicultor recebe apenas cerca de 20 centavos pela xícara de café de boa qualidade que é comercializada ao consumidor final. O preço do produto tem subido no varejo, reflexo da inflação. 

A matéria é do Valor PRO, adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures