Peru: meta é colher 5,75 milhões de sacas de café em 2013

Em meio a estimativas reducionistas em relação a safras de café em importantes países da América Central e também na América do Sul para 2013, outras origens produtoras da América, a exemplo do país andino, estimam aumento da meta produtiva. No caso do Peru, este aumento seria devido a crescimento da área cafeeira assim como investimentos em fertilização e renovação dos cafezais, segundo órgão do setor no país.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Junta Nacional de Café (JNC) do Peru estimou que haverá 415.000 hectares em produção em 2013 e uma colheita de 5,75 milhões de sacas de 60 kgs.

O presidente da JNC, Anner Román Neira, disse no entanto que dependerá do clima e da disponibilidade de mão de obra para que se alcance uma produção ligeiramente superior à alcançada em 2011, que foi de 5,52 milhões de sacas.

“O crescimento da produção peruana se deve tanto ao aumento da área cafeeira na mata central e em San Martín, como aos investimentos em fertilização e renovação das plantações velhas”.

Neira disse que o valor das exportações peruanas de café estará acima de US$ 1,05 bilhão, dado que representará mais de 25% do total das exportações agropecuárias do país andino. Nesse sentido, disse que os produtores peruanos esperam melhoras em 2013 na colocação do café peruano no cenário mundial, à medida que se confirmem as estimativas de boas colheitas.

O presidente da JNC lembrou que o Peru caiu de sexto ao nono lugar na produção mundial de café durante 2012, sendo superado por Honduras e México, países que aumentaram suas colheitas de maneira significativa. Segundo o boletim mensal da Organização Internacional de Café (OIC) de novembro, a colheita anual de Honduras teria chegado a 5,72 milhões de sacas, seguido por México, com 5,15 milhões de sacas, enquanto o Peru alcançou 4,75 milhões de sacas.

Ele afirmou que as politicas governamentais de fomento do cultivo em Honduras e México contribuíram para que ambos os países deslocassem o Peru, o que implica que a nível latino-americano, o país passou ao quinto posto, depois de ocupar vários anos em terceiro.

A reportagem é do americaeconomia.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.