Uma proposta para melhoramento e fortalecimento genético do café foi apresentada no Panamá, no marco da reunião dos países da América Central e do Caribe, membros do Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (Promecafé).
O ministro panamenho de Desenvolvimento Agropecuário (MIDA), Óscar Osorio, explicou que espera que os países membros do programa validem algumas variedades de cafés onde tem sido utilizadas novas tecnologias, buscando com isso otimizar o setor e melhorar sua produção.
Osorio disse que na reunião, que contou com o apoio do Governo da França e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), também foi apresentado o programa de trabalho para 2012.
A proposta para melhorar a produção foi feita por Benoit Bertrand, do centro francês para Cooperação Internacional Agrícola para o Desenvolvimento (CIRAD), que indicou que busca desenvolver em curto prazo uma rede de ensaios sobre novas variedades de café.
Ele disse que o setor cafeeiro deve estar organizado para realizar novas pesquisas e tomar ações em curto prazo, porque, do contrário, na região se seguirá cultivando material genético de pouca qualidade.
Bertrand, que faz um acompanhamento do trabalho realizado pela Promecafé através do IICA, recomendou multiplicar a variedade porta-enxerto (planta que recebe um enxerto), assim como aumentar a capacidade de produção de híbridos e criar a capacidade de controle de pureza genética.
A Promecafé é uma rede internacional de colaboração e pesquisa dos países produtores de café da América Central e Caribe, entre eles, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá e República Dominicana.
A reportagem é do InfoRegión, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Panamá: Promecafé lança proposta para melhorar genética do café
Uma proposta para melhoramento e fortalecimento genético do café foi apresentada no Panamá, no marco da reunião dos países da América Central e do Caribe, membros do Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (Promecafé).
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!