ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

País precisa ampliar a exportação de café torrado e moído

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A dificuldade de as marcas brasileiras de café chegarem às gôndolas dos supermercados internacionais é uma questão conhecida, mas pouco compreendida.

Chama a atenção o fato de que, embora tenhamos nítidas vantagens comparativas, estejamos importando mais café com valor agregado do que exportando.

É verdade que, diante do total gerado pela cadeia, o deficit de U$ 3,4 milhões (de janeiro a maio de 2011) é insignificante. Esse resultado, porém, merece avaliação cuidadosa, já que há tendência de crescimento das importações nos últimos anos.

O que explica, então, o aumento dessas importações? Ou ainda, por que o Brasil tem dificuldade para acessar o mercado internacional no segmento de torrado e moído? Eis alguns motivos: Câmbio. Os efeitos do câmbio sobre a balança comercial são conhecidos: produtos importados mais baratos aqui e nacionais mais caros no mercado externo.

Nesse caso, é provável que o efeito câmbio seja limitado.

Basta lembrar que os principais vendedores de torrado e moído para o Brasil são a Suíça e o Reino Unido.

Locking-in. O crescimento das importações de torrado e moído vem sendo impulsionado pela estratégia de algumas gigantes do setor. A aposta na venda de máquinas de café expresso busca aumentar a fidelização, pois somente permitem o acoplamento de cápsulas importadas produzidas pela mesma empresa.

Esse fator, porém, não explica as dificuldades do café torrado e moído brasileiro no mercado internacional. Tarifas. A tarifa de importação do café torrado e moído para o Brasil é de 10%, mas a de exportação varia muito.

Em alguns mercados, a entrada é livre, como nos EUA e no Canadá, alcançando em média 10%. Vale observar que os países africanos e a Colômbia, por se enquadrarem no sistema geral de preferência, têm acesso privilegiado ao mercado europeu.

De qualquer forma, a competitividade brasileira na produção de café verde é tão elevada que, à exceção de problemas climáticos, nosso café torrado e moído é capaz de competir em termos de valor no mercado externo.

Barreiras à importação de café verde. Trata-se de um argumento recorrente dos empresários do setor. O mercado externo demanda misturas de cafés de várias origens.

A dificuldade de importar café, dessa maneira, impede estratégias de composição de misturas. Além disso, as barreiras prejudicariam nossa capacidade de responder a problemas esporádicos de abastecimento de café verde.

Informação. Talvez a maior barreira ao ingresso nos mercados internacionais seja nossa dificuldade histórica de entender esses mercados e de relacionamento com seus participantes.

Fosse a "mão invisível" a única responsável pela alocação dos recursos na economia, o café torrado e moído brasileiro teria melhor sorte.

Competitividade na produção da matéria-prima, porém, não é suficiente: é preciso conhecer as preferências de cada segmento consumidor, informá-los acerca de nossas potencialidades e estabelecer parcerias a fim de obter informação valiosa.

Falta, em resumo, maior esforço para a identificação de oportunidades de negócio no mercado internacional.

O artigo é de Bruno Varella e Sylvia Saes, especial para o jornal Folha de S.Paulo, adaptado pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures