OIC: safra 2011/12 deve atingir 130 milhões de sacas

Segundo o diretor executivo interino da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, as perspectivas para a produção mundial na safra 2011/12 são bastante díspares, partindo desde uma menor safra no Brasil a expectativas de aumento nos demais países exportadores.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo o diretor executivo interino da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, as perspectivas para a produção mundial na safra 2011/12 são bastante díspares, partindo desde uma menor safra no Brasil a expectativas de aumento nos demais países exportadores. "No Brasil, onde o ano safra 2011/12 já está em curso, segundo estimativas publicadas pela Conab, deverão ser colhidas 43,54 milhões de sacas. (...) Embora a temporada 2011/12 seja de baixa no ciclo bienal da variedade arábica, a quebra na produção total brasileira deverá ser de apenas cerca de 10%", citou. "Este nível de produção é o maior já registrado em um ano de baixa no ciclo bienal característico do arábica no Brasil", completou.

Sette anotou que as informações fornecidas por outros países produtores indicam que alguns estão esperando aumento na colheita do café, desde que as condições climáticas continuem favoráveis. "Provavelmente haja nova quebra na produção da Indonésia e uma estagnação no Vietnã.

Com base nessas informações, a estimativa inicial de produção total na safra 2011/12 é de aproximadamente 130 milhões de sacas", projetou, finalizando que "os atuais níveis de preço promoverão a melhoria na manutenção das fazendas de café em muitas nações produtoras, apesar dos custos de produção terem crescido".

Safra 2010/11

Em relatório mensal referente a maio deste ano, A OIC manteve sua projeção de 133,065 milhões de sacas de 60 kg para a safra mundial 2010/11. Caso confirmado, esse volume implicará um crescimento de 8,11% em relação às 123,081 milhões colhidas na temporada 2009/10.

De acordo com José Sette, com exceção à região da Ásia/Oceania, todas as demais áreas produtoras registraram aumento de safra. "Na África, os principais países produtores aumentaram a sua produção tanto de arábica quanto de robusta. Na zona de México e América Central, a produção aumentou em todos os principais países, exceto na Nicarágua", contou.

A matéria é do Conselho Nacional do Café, com informações da OIC, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.