ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novo produto combate a praga da broca-do-café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/03/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Os cafeicultores de Minas Gerais poderão utilizar na safra 2015 um novo inseticida que possui alta eficácia no combate à broca-do-café (Hypothenemus hampei). O produto Ciazipir (Ciantraniliprole) é considerado um grande avanço para o setor, já que o índice de toxidade é baixo, tanto para as pessoas que irão manipular como para o meio ambiente.

A liberação emergencial do inseticida acontece no momento em que a cafeicultura registra perdas com a produção, já que o principal produto utilizado no combate à broca-do-café, o inseticida endossulfan, foi proibido em 2013, restando aos cafeicultores o uso de produtos com eficácia inferior à necessidade.

De acordo com o engenheiro agrônomo, pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais) e doutor em Entomologia, Júlio César de Souza, o uso emergencial do inseticida, que ainda está em processo de licenciamento, foi permitido por meio da Portaria nº 188, publicada no dia 13 de março no "Diário Oficial da União". Nela, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência na produção de café em Minas Gerais, devido ao ressurgimento da praga Hypothenemus hampei.

Com a publicação, os cafeicultores poderão utilizar o Ciazipir no combate à broca-do-café ao longo da safra 2015. A praga atinge o fruto através da perfuração da semente e consumindo o conteúdo, ocasionando perdas de peso e tipo nos grãos. O período de incidência da praga ocorre entre novembro e março, período de formação dos grãos. O uso do produto na safra atual não irá acontecer pelos cafezais estarem próximos ao período de colheita.

Eficiente

Segundo Souza, os cafeicultores serão beneficiados com o uso do Ciazipir. "Por ser um inseticida novo, é altamente eficiente no controle da broca e de outras doenças do cafezal. A ação de combate é igual à proporcionada pela endosulfam, que tinha uso indiscriminado no país e possuía toxidade altíssima. O índice de toxidade baixa do Ciazipir é o grande diferencial", ressalta.

O produto deve ser disponibilizado para o mercado em meados de novembro. O sistema de aplicação é por pulverização. O preço de venda, ainda não divulgado, deve ser superior ao do endossulfan, cujo litro era comercializado em torno de R$ 10.

"Acreditamos que o preço será mais alto por ser um produto novo, de alta eficiência e com diversos benefícios, mas serão acessíveis aos cafeicultores. O uso do Ciazipir será feito por pulverização e exige que o produtor faça o monitoramento do cafezal, aplicando somente nas áreas onde se tem a infestação. Com o uso eficiente, haverá economia do produto", observa.

As pesquisas da Epamig mostram que o controle químico não é necessário em toda a lavoura porque o ataque da praga é desuniforme. Em geral, somente 35% do total da lavoura requerem controle químico. As lavouras novas, nas primeiras safras, não apresentam infestação da broca por isso não requerem controle químico.

Para o monitoramento, o cafezal deve ser dividido em talhões, agrupamentos de plantas numerados e separados por espaços necessários para a passagem de máquinas e equipamentos. Em cada talhão devem ser escolhidos, aleatoriamente, 30 cafeeiros para o levantamento de dados.

Ainda segundo Souza, além de ser eficiente contra a broca-do-café, o Ciazipir também combate o bicho-mineiro, as lagartas do cafezal e confere vigor ao cafeeiro.

As informações são do Diário do Comércio
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2014

A pesquisa na area da cafeicultura esta muito lenta, principalmente no que diz respeito a pragas como a broca, o prejuizo já aconteceu, vamos ver se na proxima safra seremos mais eficientes, principalmente com a varrição, pois o cafe do chão é a casa da broca, e o controle de broca se inicia com a  retirada dos grãos da lavoura, muito bem feito.
JOSE BORGES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/04/2014

eu acho que os agricultores deveriam fazer uma força tarefa e trazer endossulfan de volta, pois a seca estragou as lavouras, mas a perda com broca no triangulo mineiro será maior ainda. Pode-se trazer endossulfan de volta somente para a cultura do café restringindo aplicacoes entre novembro e abril.veremos o custo deste novo produto.Imagine só, um produto exclusivo na mao de uma multinacional,qto eles ganharao com isto...
CLAUDEIR PRADO

SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/03/2014

com certeza, sendo eficiente, esse produto chega  em boa hora

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures