ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova certificação de café mineiro pode ser garantia de lucratividade no campo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A assinatura do documento que concedeu o registro ao Café do Cerrado foi realizada na solenidade de abertura da Fenicafé pela executiva do Inpi, Lúcia Fernandes e pelo presidente da Federação dos Cafés do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis

O café do cerrado de Minas Gerais conquistou a Denominação de Origem (DO) da região do cerrado mineiro, que é um título concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a esta região, que abrange cerca de 3,5 mil produtores e uma área de 147 mil hectares de 55 municípios, demarcada para produção de café nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

De acordo com o instituto, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o registro de denominação de origem “evidencia o alto padrão alcançado pela cafeicultura nacional”, na medida em que “reconhece as qualidades e características distintas do produto, resultado da influência do meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos”.

De acordo com Juliano Tarabal, superintendente da Federação Nacional do Café, a conquista desta denominação de origem comprova que o café produzido dentro deste território recebe um selo que garante qualidade do produto e, consequentemente, melhores preços e reconhecimento nos mercados nacional e internacional. “Isso garante a exclusividade deste produto, tornando-o único. Ou seja: este produto, o Café do Cerrado Mineiro, com suas especificações de qualidade, não é produzido em outra localidade, ganhando reconhecimento próprio”, disse.

Atendendo ao regulamento de uso da DO, as variedades utilizadas são, obrigatoriamente, da espécie Coffea arabica.

De acordo com o INPI, o registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local. “Uma indicação geográfica comunica ao mundo que uma determinada região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência”. Juliano Tarabal explica ainda que a certificação protege o produtor certificado de possíveis concorrências desleais. “Temos condição de verificar se, caso alguém esteja usando isso indevidamente, temos condição de acionar esta empresa pra ela não essa certificação de maneira ilegal”. Em 2005, a região do cerrado mineiro foi reconhecida como indicação de procedência (IP). Esse é o segundo registro de indicação geográfica (IG) brasileira concedido pelo órgão. O primeiro foi para os vinhos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

A Fenicafé acontece até o 20 de março, em Araguari. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari. Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

As informações são da Ascom ACA
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures