ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

'Mulheres do Café' se organizam na região do Norte Pioneiro do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/07/2013

2 MIN DE LEITURA

2
0
O Instituto Emater está realizando reuniões com grupos de mulheres do Norte Pioneiro que lidam com o café. O objetivo é repassar orientações técnicas sobre a colheita e o preparo do café. O trabalho faz parte das atividades de organização da cadeia da cafeicultura, que tem forte parceria com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro (Acenpp) e Cooperativa dos Produtores de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro (Cocenpp) formadas por dezesseis núcleos de cafeicultores nas cidades da região.

Por meio desse trabalho, já foram conquistados alguns avanços como a certificação 4C, a Indicação Geográfica e exportação de cafés, além da certificação fair trade (comércio justo). No entanto, a preocupação dos extensionistas ultrapassa a produção de café de qualidade e se direciona para a melhoria das condições de vida da família do agricultor.

É justamente para trabalhar com toda a família que a Extensão Rural está se voltando à organização das mulheres. Para Cintia Mara Lopes de Souza, Economista Doméstica da Emater de Pinhalão, é necessário ir além da simples transmissão de tecnologia para as famílias. “Para que a gente tenha um trabalho consistente, não podemos pensar somente na parte técnica, precisamos pensar em algo mais, pois estamos tratando de pessoas, em primeiro lugar. E temos que saber que para ter uma excelente produção, para ter qualidade no café, as pessoas têm que estar bem. Se a pessoa não está satisfeita com o que está fazendo, a capacitação não terá o efeito desejado. Neste sentido, se reunir periodicamente, ter um grupo que discuta as questões importantes para as mulheres é muito importante para a efetividade da extensão e o desenvolvimento das cafeicultoras”, observou Mara Lopes.

Algumas mulheres do município de Carlópolis acreditam que há muito que ser feito ainda, já que nem sempre o homem reconhece a importância do trabalho da mulher para o sucesso da propriedade rural. Nem mesmo participando de todas as fases da produção cafeeira, as mulheres são valorizadas e sua participação em cursos e outras formas de capacitação ainda é restrita, muitas vezes porque o marido simplesmente não deixa que ela participe das atividades.

Para mudar este cenário, os extensionistas estão estruturando o trabalho com as mulheres na região. Três economistas domésticos, além dos técnicos da equipe de café estarão envolvidos nesse trabalho. O pontapé inicial foi dado na última terça feira, dia 18, com a reunião de planejamento com um grupo de mulheres de Carlópolis. Na seqüência, serão agendadas reuniões com representantes de mais oito municípios da região, sempre aliando a discussão da organização com a orientação técnica para as mulheres.

As informações são da Emater-PR. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CECÍLIA DE ANDRADE ORLANDINI

JACAREZINHO - PARANÁ - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 25/06/2014

concordo completamente com a Maria de Fátima a mulher está se dedicando cada vez  mais com essa maravilha que é o cafezal., eu sou uma apaixonada por todo o processo.
MARIA DE FATIMA CUSTODIO STORER

IVAIPORÃ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 08/07/2013

a proposta é muito interessante, deve ser levada para outros municípios.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures