Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
Ministra do Meio Ambiente recomenda que Senado faça alterações no texto do Código Florestal
"A expectativa é ampliar o diálogo e sugerir aperfeiçoamentos para ter como resultado um texto que permita segurança jurídica e concilie os interesses da agricultura e da preservação do meio ambiente", disse ontem (21/06) a ministra, ao participar da abertura do 12º Congresso de Agribusiness da Sociedade Nacional de Agricultura, no Rio de Janeiro. "O ambiente, nas consultas que tenho feito, é de otimismo, de diálogo e de busca de aperfeiçoamento."
Na opinião da Ministra, entre os pontos do texto que precisam ser revistos, está a autorização de uso das áreas de preservação permanente (APPs) já ocupadas para atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural, desde que o desmatamento tenha ocorrido até 22 de julho de 2008, assinalou Izabela. Com isso, acrescentou, o novo código dá tratamento igual para quem cumpriu e para quem descumpriu a lei. "Qualquer leitura que leve à anistia a desmatadores é inaceitável."
A ministra também citou pontos positivos do texto. Entre eles, as regras para restauração da reserva legal e a compensação para preservação do mesmo bioma. A reserva legal, esclareceu, é uma área de propriedade rural necessária à conservação da biodiversidade e à proteção de fauna e flora.
Izabela defendeu ainda uma maior aproximação entre ambientalistas e ruralistas para que o Brasil cumpra o papel estratégico de potência agrícola e ambiental. Para ela, esses setores precisam buscar caminhos convergentes para promover o desenvolvimento sustentável. "Temos o dever de procurar novos caminhos e colocar a agricultura na ótica da sustentabilidade e a proteção do meio ambiente como ativo que leva a uma proposta de desenvolvimento sustentável do país."
Sem dar detalhes, a ministra disse que hoje (22/06) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai divulgar dados que mostram a redução do desmatamento no país.
A matéria é de Thais Leitão, da Agência Brasil, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Últimas Atualizações
» Manifestação em São Paulo pede veto ao texto do novo Código Florestal
» Grécia, produção, consumo e estoque - Análise de mercado, por Rodrigo Costa
» Torrefadoras que investem em cafés especiais ganham espaço
» Governo de Minas faz parceria com UTZ para ampliar certificação internacional do café
» Exportação de café arábica lavado da América Latina cresce 5% em abril
» Etiópia: exportações de café ficaram 50% menores que a meta
» Estúpida Moleza, por Celso Vegro
» Uganda: exportações de café podem declinar 27% em maio por causa das chuvas












Rogério de Abreu Torres
Itaperuna - Rio de Janeiro - Consultoria/extensão
postado em 26/06/2011
Este pessoal do governo é terrível,o produtores são os maiores conservadores de meio ambiente.O que tem até hoje foi preservado pelos produtores.O governo costuma ser pior,um exemplo disto são as obras faraônicas,usinas como a de Belo Monte ,os desmatamentos provocados pelos assentamentos e outros.O desmatamento provocados pela inércias e corrupção do governo,exemplo disto são os madereiros,para que correr atras dos desmatadores,nõa e mais fechar as madereiras que não cumprem,ou o orgão que não funciona.Mas um governo que vive envolvido em escandalo como Palocci ,Ideli ,Mercadante e outros procura desviar a atenção dos brasileiros contado a falta de informação destes ecologistas de calçada.