ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Instabilidade marca início da colheita do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
A forte alta no encerramento da semana na Bolsa de Nova York mostrou bem o tipo de alteração brusca que o mercado do café promete para os próximos meses. O preço subiu 6% ontem, a 185 centavos de dólar por libra-peso.

Neste mês, os agricultores do Brasil começam a colher com mais força o tipo conillon, similar ao robusta, usado para blends com o arábica, o café de mais qualidade.

Em safras com o desenvolvimento climático normal, a colheita do arábica somente engrena em meados de maio. Neste ano, porém, fala-se em produto novo neste mês.

O calor antecipou o início dos trabalhos, diz Guilherme Braga, diretor-geral do Cecafé, que representa os exportadores. Para Silas Brasileiro, presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), que reúne as cooperativas, essa oferta se limita a lavouras muito atingidas pela seca.

Não é apenas a qualidade do início de safra que causa controvérsia. Se há consenso de que a primeira estimativa da Conab não será alcançada, não existe unanimidade sobre a extensão da quebra.

Em janeiro, a Companhia Nacional de Abastecimento previu produção de até 50,2 milhões de sacas em 2014. Finalizado anteontem, estudo que o CNC pediu à Fundação Procafé aponta para no máximo 43,3 milhões de sacas.

A demanda brasileira é estimada em 54 milhões (33 milhões para exportação e 21 milhões para o mercado interno). A diferença pode ser suprida com estoques remanescentes de safras anteriores.

Segundo Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café, só mais à frente será possível uma visão mais precisa da safra 2014/2015. A Conab deve divulgar outra estimativa em 15 de maio.

As informações são da Folha de São Paulo/SP
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/04/2014

Aos poucos a verdade vai aparecer apesar das naturais tentativas de especulação. Sugiro ter "sangue frio" para não sair vendendo quando o mercado dá pulos, porque a corrida para aproveitar o preço derruba as cotações e aí os especuladores se aproveitam. Temos muitos meses pela frente até o final da colheita e quem puder esperar, deve manter seus estoques. Quem não puder deve vender em "conta gotas" para conseguir apenas os valores necessários para o momento. Não esqueçam que tudo o que está ocorrendo vai afetar profundamente o mercado este ano e o próximo.
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 09/04/2014

Se conseguirmos 35 milhões de sacas de café, já é um milagre. O meu café esta todo chocho e preto;não compensa nem colher. Torço para que as privisões estejam corretas e tenhamos uma safra boa, independente de outras coisas. O café a ser colhido sem sombras de dúvidas será de péssima qualidade e obviamente com o preço lá em baixo!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures