ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Início de inverno úmido exige maiores cuidados com lavouras de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
Para a cafeicultura, além de atrasar a colheita, a chuva nesta época compromete a qualidade do café. Todavia, a ocorrência das chuvas previstas para o período do inverno poderá beneficiar, principalmente, as lavouras de café em formação na safra do próximo ano, que deverá ser de maior produção.

Entretanto, as chuvas fora da estação de ocorrência poderão estimular floradas precoces que dificilmente vingarão devido à inconstância das chuvas, prejudicando a uniformidade de maturação da próxima safra. A maior umidade decorrente das chuvas também favorece o desenvolvimento de doenças, logo, os cafeicultores devem acompanhar com maior cuidado as lavouras de modo a fazer o controle precoce para evitar prejuízos futuros.

Chuvas


Para o mês de julho, devido à ocorrência de neutralidade climática, há 40% de probabilidade das chuvas ocorrerem acima da média do período em quase todo o estado de Minas Gerais, com exceção de uma área que abrange todo o Sul de Minas e vai até a altura dos municípios de Araxá, no Triângulo, passa por Santo Antônio do Monte, no Oeste de Minas, e vai até Ewbank da Câmara ao Sul da Zona da Mata. Na parte mais ao Norte do Jequitinhonha e do Mucuri a probabilidade de que as chuvas ocorram acima da média é de 50%.

Na região Noroeste e Central de Goiás a probabilidade de que as chuvas ocorram acima da média é de 50%, assim como na região do Centro Sul da Bahia, na região Metropolitana e no Nordeste baiano. 

Temperatura

Em Minas Gerais, nas regiões Oeste, Metropolitana, Sul e Triângulo Mineiro há probabilidade de 30% de que as temperaturas venham a ocorrer pouco abaixo da média do período.

A análise e o prognóstico climático aqui apresentado foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente naqueles atuantes na América do Sul, e são de caráter experimental. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA, Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade - IRI, Met Office Hadley Centre, Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo - ECMWF, pelo Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e dados climáticos do INMET/INPE.

A informação é disponibilizada ao público em geral, porém, nenhuma garantia implícita ou explícita é dada pela EPAMIG, a qual não se responsabiliza pelo uso indevido, por parte de terceiros, das informações aqui disponibilizadas.

A matéria é da Epamig, resumida e adaptada pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/06/2013

Chega de chuva. Que venha um frio intenso.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures