Indonésia planeja ser o segundo maior produtor mundial de café em cinco anos

A Indonésia é o quarto maior produtor mundial de café, depois do Brasil, da Colômbia e do Vietnã, e o segundo maior produtor de café robusta, depois do Vietnã. A Indonésia está agora lutando com uma queda na produção de café devido ao clima quente e úmido e fixou uma meta ambiciosa de ser o segundo maior produtor mundial dentro de cinco anos.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Indonésia está agora lutando com uma queda na produção de café devido ao clima quente e úmido e fixou uma meta ambiciosa de ser o segundo maior produtor mundial dentro de cinco anos, disse um executivo da associação industrial do país. A Indonésia é o quarto maior produtor mundial de café, depois do Brasil, da Colômbia e do Vietnã, e o segundo maior produtor de café robusta, depois do Vietnã.

"Estamos otimistas de que em cinco anos a Indonésia será o segundo maior produtor de café do mundo, com uma produção de café de 1,3-1,4 milhões de toneladas", disse o vice-presidente da Associação de Exportadores e Indústrias de Café da Indonésia (AEKI), Pranoto Soenarto.

No ano de setembro de 2010 a agosto de 2011, a Indonésia produziu um volume estimado de 600.000 toneladas de grãos de café, disse ele, acrescentando que em 2011/2012, a produção aumentará para cerca de 650.000 toneladas.

No entanto, essa opinião difere da visão da indústria. Segundo o Instituto de Pesquisa de Café e Cacau da Indonésia, a produção de café do país poderá cair em 30%, para cerca de 400.000 toneladas em 2011, devido à falta de polinização depois das persistentes chuvas do ano passado. As condições de clima quente afetaram as colheitas no começo desse ano e resultaram em baixos estoques atuais, que está levando ao declínio nas exportações.

As colheitas em Sumatra, principal região produtora, normalmente começa em março ou abril, mas os rendimentos estão baixos à medida que os produtores têm colhido cerejas desde janeiro, após persistentes chuvas terem feito com que a estação de floração tenha começado mais cedo em alguns distritos. A próxima colheita deverá ser em dezembro ou janeiro, mas as chuvas recentes em Sumatra aumentaram os temores de outra colheita ruim. Atualmente, a colheita de café da Indonésia está no estágio de floração.

Para alcançar essas metas de produção de mais de 1 milhão de toneladas dentro dos próximos cinco anos, a Indonésia aumentará a produção de café desenvolvendo genéticas, de forma que a colheita melhore nas principais áreas produtoras do país, disse Soenarto. "Começamos a seleção genética do café a ser cultivado em duas áreas da ilha de Java", disse ele, acrescentando que isso poderá dobrar os rendimentos para 700 a 800 quilos por hectare por ano. Atualmente, as plantações de café da Indonésia totalizam 1,3 milhão de hectares, principalmente cultivados por pequenos produtores.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.