ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicação Geográfica atesta qualidade do café na região da Serra da Mantiqueira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/09/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com o intuito de diferenciar e valorizar o produto final, 25 municípios da Serra da Mantiqueira no Sul de Minas Gerais estão prestes a conseguir junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), ligado ao governo federal, o registro de Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem. Esse certificado permite a distinção do café de outros de mesma categoria e pode aumentar o valor do produto de 15% a 20%

A Serra da Mantiqueira, na região onde se produz café, está a uma altitude de 900 a 1.400 metros, possui topografia e clima bastante particulares. A microrregião reúne cerca de 8 mil cafeicultores, sendo 82% agricultores familiares (de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater-MG), que produzem anualmente cerca de 1 milhão de sacas e geram aproximadamente 150 mil empregos diretos e indiretos (segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae-MG). “Além disso, o café produzido nesse local é classificado como especial, com base nos critérios definidos pela Specially Coffee Association of America - SCAA”, destaca Margarete Volpato, pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Desde 2006, Volpato e Tatiana Grossi, pesquisadoras do Laboratório GeoSolos da Epamig e a pesquisadora da Embrapa Café Helena Maria Ramos Alves realizam na região estudos que atestam peculiaridades do produto. A obtenção da Denominação de Origem depende de comprovação técnico-científica, por isso a importância da parceria do GeoSolos/ Epamig com a associação dos produtores de café.

Tatiana Grossi explica que o estudo funciona como um documento para que os produtores de café da região solicitem a certificação. “Elaboramos o diagnóstico do meio físico - mapeamento das áreas cafeeiras, relevo e clima da região - e os Mapas de Uso e Ocupação da Terra para a região da Indicação Geográfica e quantificamos as áreas de café por município. Os estudos para a solicitação da DO estão em fase final e serão submetidos ao INPI pela associação de produtores”, explica.

Segundo o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da Epamig, Marcelo Alves, a Indicação Geográfica faz com que o produto ganhe aspectos de singularidade. “Existem vários espumantes produzidos no mundo, mas apenas o de uma determinada região da França recebe o nome de Champagne. É o mesmo que ocorre com os queijos Serro e Canastra. Há uma identificação territorial, uma rastreabilidade, que permite atestar a qualidade e assegurar maior valor de mercado ao produto”, afirma.

Pesquisadores e representantes da Associação de Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) e da Cooperativa Regional do Vale do Rio Verde (Cocarive) estimam que a Indicação Geográfica, vai dar visibilidade ao café da região e estimular as vendas inclusive para o exterior.

As informações são da Agência Minas, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures