ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guilherme Braga fala sobre renda na cafeicultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O leitor do CaféPoint Guilherme Braga, diretor geral do CeCafé, enviou um comentário ao artigo "A sustentabilidade da cafeicultura e a adequação das propostas para aumento da sua lucratividade". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Senhores,

Li com muita atenção o artigo "A Sustentabilidade da cafeicultura e propostas para o aumento de sua lucratividade", de autoria do Engenheiro Agrônomo José Luis Rufino. No passado recente, tive a oportunidade de conhecer as manifestações do pensamento do autor através de publicações e palestras, mais voltadas para a área agronômica e de como produzir bem o café.

Agora, com o presente artigo, o Dr. Rufino incursiona conceitualmente nos campos econômico e comercial da atividade cafeeira, com raro brilhantismo e argúcia, mostrando-nos como trilhar os caminhos que podem levar a cafeicultura brasileira a uma situação sustentável em termos econômicos, pelo aumento de sua lucratividade, questão sem dúvida crucial para que o café continue a ser um instrumento de prosperidade e progresso aos cafeicultores e ao país.

Com propriedade, sustenta que "quando pensamos em realizar ações que afetem o preço do café, por coerência, devemos dirigi-las aos consumidores" (clientes dos produtores, tais como os comerciantes, exportadores e industriais, que irão comprar, processar industrialmente e colocá-lo nos mercados finais) "que são os parceiros dos cafeicultores no mercado onde se formam os preços". Defende que "a interferência do Governo em preço só se dará de maneira arbitrária e sempre contrariando as regras do livre mercado, o que, quase sempre, traz mais problemas do que solução...".

As conclusões que o autor apresenta nos dois parágrafos finais do item 4 - Conclusões e sugestões são irretocáveis. Com simplicidade e lucidez, o Dr. Rufino enfatiza que a lucratividade advém da valorização do produto e da ampliação dos mercados, traduzidos no aumento da demanda interna, e a ação do Governo deve ser de apoio a esses propósitos, sob pena de estar contemplando os menos eficientes e contrariando os interesses dos cafeicultores mais eficientes, convidando os representantes da produção a pautar as suas ações nos pontos que elenca.

Portanto, enquanto o foco dessas ações estiver concentrado em medidas assistencialistas, compra de café pelo governo a pretexto de excedentes de produção, subsídios como aqueles já concedidos, alongamentos recorrentes de dividas, como vem sendo feito por essas representações, nada sugere que a melhoria de renda da cafeicultura possa ser alcançada.

Saudações - Guilherme Braga Pires Filho
Diretor Geral do CECAFÉ"

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures