Fair Trade USA planeja nova certificação internacional para o café

A organização Fair Trade USA vai expandir a certificação de cafés com um novo rótulo reconhecido internacionalmente a partir do primeiro trimestre de 2012.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A organização Fair Trade USA vai expandir a certificação de cafés com um novo rótulo reconhecido internacionalmente a partir do primeiro trimestre de 2012, de acordo com o executivo-chefe Paul Rice. A organização desenvolveu o novo rótulo após a separação da Fairtrade International (FLO), que começará a valer a partir de 31 de dezembro, segundo Rice.

Tanto os produtos certificados pela Fair Trade USA quanto os da Fairtrade Internacional são vendidos com prêmio sobre os produtos comuns, exigindo que seja pago um preço mínimo aos produtores e que práticas de sustentabilidade sejam seguidas.

A Fair Trade USA vai realizar de 10 a 20 estudos piloto nos próximos dois anos, começando no Brasil, com propriedades e produtores não associados, para testar a viabilidade dos novos padrões. A organização vai usar um novo certificador para fazer auditorias, os Sistemas Científicos de Certificação, em vez do certificador das Organizações de Rotulação de Comércio Justo.

A Fair Trade USA vai abrir mão da filiação na Fairtrade International para ampliar os critérios de elegibilidade para certificação além das cooperativas, um movimento de que deve dobrar as vendas de produtos de café certificados pela Fair Trade até 2015. Segundo Rice, o novo rótulo garantirá que os produtos certificados não fiquem restritos ao mercado dos Estados Unidos e permitirá que qualquer um dos 800 parceiros da Fair Trade USA possam vendar para países como China e Japão. As informações são da Dow Jones.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Antonio dos Reis Teixeira
MARCOS ANTONIO DOS REIS TEIXEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 28/10/2011

Esta abertura de mercado Fairtrade, juntamente com um novo selo, não causará confusão na cabeça dos produtores e consumidores? Poderá haver uma queda no sobrepreço pago pelos produtos fairtrade em função do aumento da oferta? O foco da estratégia de benefício aos pequenos produtores será mudado? O Sistema comércio justo perderá força no mundo? São todas questões que ficam no ar com relação a esta separação...