Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
Espírito Santo prevê safra histórica de café em 2012
"Apesar da safra do arábica ser menor em decorrência de problemas climáticos, de doenças e de lavouras mais envelhecidas, há uma compensação pela ampliação da produção do Café Conilon, e novamente esperamos bater o recorde de produção aqui no Espírito Santo devido à utilização de tecnologias de ponta pelos nossos cafeicultores, como novas variedades, irrigação, podas e nutrição, dentre outras", afirma Enio Bergoli, secretário estadual de Agricultura.
Contudo, o secretário pondera que essa é uma primeira estimativa de safra, cujos levantamentos foram realizados no final do ano passado, logo após a floração das lavouras. "Ainda é muito cedo para se chegar a um número confiável para a próxima safra, pois a produção ainda está sujeita a intempéries climáticas e ataques de doenças e pragas até o início da colheita, que deve começar no final de abril para o conilon e a partir da segunda quinzena de maio para o café arábica," ressalva Bergoli.
A estimativa da safra brasileira de cafés para 2012 também aponta para uma produção recorde de 50,61 milhões de sacas beneficiadas. Os dados foram apresentados nessa terça-feira, 10 de janeiro, em Brasília, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em todas as regiões cafeeiras do Brasil.
Este ano, segundo esta primeira estimativa da Conab, a produção nacional será superior em 16,4% em relação a 2011. O café colhido neste ano será suficiente para atender ao mercado interno do país, que cresce de 4 a 4,5% ao ano, e recompor estoques necessários às exportações. O Brasil permanecerá em 2012 como o maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor mundial de café, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.
As informações são da Ascom Incaper, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Últimas Atualizações
» Estúpida Moleza, por Celso Vegro
» Uganda: exportações de café podem declinar 27% em maio por causa das chuvas
» Fiscais multam fazendas de café com condições precárias de trabalho no interior de São Paulo
» Ministério da Fazenda espera aprovação de Medida Provisória para socorrer produtores
» PR: governo apresenta plano para reestruturar cafeicultura
» Negócios com café apresentam lentidão nas regiões da Zona da Mata de Minas e Marília
» Deral reduz estimativa para área e produção de café no Paraná
» Parlamentares ligados à agricultura defendem Código Florestal











Envie seu comentário: