Embrapa disponibiliza diagnóstico de doenças online

Depois de dois anos em experiência com diagnóstico de doenças do milho, começa a ser concluída a primeira fase do projeto "Diagnose Virtual", um site que possibilita ao produtor rural fazer uma consulta sobre problemas em sua lavoura e receber um diagnóstico online, por meio da internet. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, o software está disponível gratuitamente e ganhou este mês novas culturas: feijão, soja e tomate.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Depois de dois anos em experiência com diagnóstico de doenças do milho, começa a ser concluída a primeira fase do projeto "Diagnose Virtual", um site que possibilita ao produtor rural fazer uma consulta sobre problemas em sua lavoura e receber um diagnóstico online, por meio da internet. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, o software está disponível gratuitamente no site da Embrapa, e ganhou este mês novas culturas. Além do milho, o agricultor já pode fazer consultas sobre feijão, soja e tomate. E, até o fim do ano, serão liberados os bancos de dados sobre trigo, morango, uva, arroz (sequeiro) e pimentão.

"Basta o produtor ter um computador e acesso à internet", diz a pesquisadora Silvia Massruhá, da Embrapa. Segundo ela, hoje em dia é cada vez maior o número de agricultores que utilizam o computador como ferramenta de trabalho. Só em São Paulo, de acordo com os dados de 2007/08 do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuárias (Lupa), o censo agropecuário do Estado, o número de propriedades rurais com computador e acesso à internet dobrou na última década. Em 1995/96, pouco mais de 3% das propriedades tinham computador (naquela época a pesquisa não consultava sobre acesso à internet). No último censo, mais de 6% dos agricultores entrevistados disseram que utilizam computador e acessam a internet nas atividades agropecuárias.

Tudo pela Internet

Com alguns cliques e informações básicas sobre os problemas que estão ocorrendo na lavoura é possível identificar a praga ou doença e receber orientações de tratamento. O programa faz perguntas sobre o local da propriedade, sintomas, fase de desenvolvimento da planta, entre outras, e em seguida ainda mostra uma série de fotos com imagens de possíveis problemas. No fim, o programa gera um relatório de diagnóstico, com as medidas de controle recomendadas para o problema. Caso o programa não reconheça o problema, o produtor pode preencher uma ficha detalhando os sintomas e enviar uma foto junto. "Tudo isso vai enriquecer nosso banco de dados", destaca Silvia.

Conforme a pesquisadora, os fitopatologistas das unidades da Embrapa já têm muitos dados, fotos, sintomas e tratamento indicado das principais doenças. Mas toda essa informação só é divulgada em livros e publicações, destaca Silvia. Agora, diz ela, a internet surge como nova ferramenta para disponibilizar toda essa informação.

Tempo

Outra tecnologia, gratuita, oferecida para o produtor rural brasileiro é a previsão do tempo. O Instituto Nacional de Meteorologia realiza, em tempo real, a previsão do tempo e o clima no Brasil, por regiões, Estados e, até por municípios. O instituto mantém 436 estações meteorológicas automáticas instaladas no país, que fornecem informações atualizadas sobre as condições do tempo. O Ministério da Agricultura também oferece um sistema de monitoramento agrometeorológico.

As informações são de Niza Souza, do jornal O Estado de S. Paulo, resumidas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

maria gotzke
MARIA GOTZKE

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 04/08/2009

É ótima esta iniciativa da Embrapa
DONIZETE GONÇALVES DE LIMA
DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/07/2009

No dia 31/07/2009 tentei usar a diagnose online e não consegui passar da segunda página. Tentei várias vezes e nada.

Voltarei a tentar.