ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG promoveu treinamento em tecnologias sustentáveis para seus extensionistas na UFLA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceira com a Embrapa Café e o Consórcio Pesquisa Café, iniciou na última segunda-feira (30) a segunda fase do treinamento em tecnologias sustentáveis para extensionistas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O curso foi direcionado a 146 técnicos da empresa que trabalham nas quatro regiões produtoras de café em Minas Gerais e terminou nesta sexta-feira (4).

O coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe, ressaltou os benefícios que o treinamento em tecnologias sustentáveis trará, abordando os tópicos que acompanham as diversas fases que passam as plantas durante o ciclo de cultivo do café. “Nesta segunda fase do treinamento estamos enfatizando principalmente o uso de defensivos agrícolas, parte ambiental, processamento e colheita. Essa atualização é uma programação que a Emater-MG faz constantemente. Vamos atualizar 232 técnicos de café esse ano”, disse.

As apresentações aos técnicos estão sendo divididas em três módulos distintos, com o mesmo conteúdo, porém com diferentes enfoques, dependendo da área de atuação de cada um. Ao todo, foram ministradas 10 palestras que abordaram os diversos aspectos técnicos e econômicos da cafeicultura na atualidade, como irrigação por gotejamento, gestão de propriedades rurais, nutrição do cafeeiro, nematoides, padrão técnico, análise de solos e outras.

Na quarta-feira (2) ocorreu o dia de campo no Setor de Cafeicultura da universidade. Os técnicos assistiram três aulas práticas sobre poda e desbrota do cafeeiro, com o professor da UFLA Rubens José Guimarães, sobre irrigação por gotejamento, com o engenheiro agrônomo e consultor técnico Clayton Grillo Pinto e engenheiro agrícola Renato Antônio da Silva, e sobre o uso e regulagem de equipamentos de pulverização, com o instrutor do SENAR em agrotóxicos, Herodilson Lemos Barbosa.

O técnico da Emater-MG da cidade de Mutum, no Leste de Minas, Mário Teixeira, destacou o que mais gostou da semana de treinamento. “Foi tudo muito interessante, mas principalmente a prática sobre podas com o professor Rubens. Foi especial, muito boa. Está sendo muito proveitoso”, disse.

Na abertura, os técnicos participantes foram recepcionados pelo coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe, pelo assessor de Relações Institucionais da UFLA, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, e pelo gerente regional da Emater-MG lotado em Lavras, Marcos Fabri Júnior.

As informações são do Pólo de Excelência do Café, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures