ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Elmiro Nascimento leva pedidos dos cafeicultores a ministro da Agricultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, vai se encontrar na tarde desta quarta-feira (24/04), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Ele estará acompanhado do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana. Um dos objetivos da audiência é reiterar a necessidade da adoção de gestões, pelo governo federal, para que o preço mínimo do café seja estabelecido em piso não inferior a R$ 350,00 por saca de 60 quilos.

A solicitação já foi encaminhada em ofício, pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, à presidente Dilma Roussef. O secretário enfatiza que a adoção do novo preço mínimo dará ao cafeicultor mineiro condições de cobrir o custo de produção nas lavouras.

Além da revisão do preço mínimo do café, que se encontra atualmente em R$ 261,69 a saca, os cafeicultores mineiros estão pleiteando também a prorrogação do prazo para vencimento de todos os créditos em aberto, com vencimento em 2013.

“Esta medida também é de grande importância para equilibrar os prejuízos já acumulados, e sua aprovação pelo Conselho Monetário Nacional irá desobrigar o produtor de vender seu café neste momento de queda dos preços. A redução do volume de vendas para quitação de dívidas evitará nova desvalorização do produto”, explica o secretário.

Controle da broca

Durante a audiência com o ministro da Agricultura, o secretário de Minas também vai reforçar o pedido das entidades da cafeicultura nacional para a realização de gestões que agilizem os registros de novos produtos em substituição ao ingrediente ativo endosulfan. Esse produto, sem similar registrado no Brasil, é utilizado para o controle da Broca do Cafeeiro, uma das principais pragas que atinge a cultura do café, causando danos que restringem o acesso do café brasileiro a importantes mercados internacionais.

“Portanto, é necessário o empenho pessoal do ministro Antônio Andrade para reforçar a importância do imediato credenciamento de produtos substitutos no controle da Broca”, finaliza Nascimento.
 
As informações são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - SEAPA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AYRTON DE JESUS TORRES

EM 24/04/2013

Os produtores tem plenas convicção que a saída depende do governo esperamos que sejam sensibilizados com nossas reivindicações, obrigado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures