ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa de Três Pontas-MG contesta previsões da exportadora Terra Forte

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/12/2012

1 MIN DE LEITURA

3
0
A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas - Cocatrel, que reúne mais de 4.200 produtores rurais, em cerca de 60 municípios do Sul de Minas, contesta a estimativa projetada nesta semana pela exportadora Terra Forte, sediada no interior de São Paulo, numerando a safra brasileira de café de 2013/14 em 53,39 sacas de 60 kg.

Segundo a Terra Forte, uma alta de 15% ante as 46,6 milhões de sacas na comparação com a mais recente safra de baixa do ciclo bianual de produtividade dos cafezais, em 2011/12, e também acima da atual safra 2012/13, de alta.

De acordo com o diretor comercial da Cocatrel, Nivaldo de Mello Tavares, esse valor de pouco mais de 50 milhões de sacas é impossível de alcançar. "Técnicos da cooperativa fizeram levantamento e estima-se que, na região de atuação, haverá uma quebra entre 15 a 20% em relação a safra atual, tendo em vista os ventos frios por ocasião da florada, bem como, o veranico logo em seguida, ocasionando grande abortamento das flores", salienta.

Nivaldo ainda questiona a exportadora. "Gostaríamos de saber qual a metodologia utilizada pela empresa, uma vez que, historicamente, nunca houve duas grandes safras seguidas", indaga o diretor comercial.

Confira aqui os argumentos da Terra Forte a respeito de críticas recebidas, assim como os comentários dos leitores sobre o assunto.

As informações são da CCCMG / Agnocafé, adaptadas pelo CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CELSO VIEIRA JUNIOR

MINAS GERAIS

EM 16/12/2012

Prezados.

Já não nos assustamos mais com estas jogadas de especuladores que lançam "balões" diariamente na mídia com objetivo de derrubar as cotações do café. Sabemos muito bem quanto custa produzir um saco de café, e não podemos cair nesta conversa. A bolsa de NY já caiu uns 30.000 pontos somente nesta safra, e se formos leva-la em consideração, o café não valeria hoje R$ 100,00.

Outra observação: não seria crime econômico o que esta exportadora faz, em lançar na mídia estas previsões de safras, sem fundamento científico ? Já pensou o DESSERVIÇO que esta empresa faz com os cafeicultores, seus familiares, seus funcionários ?

Acho que o governo  e nossas cooperativas deveriam acionar algum órgão para avaliar e se possível punir estas atitudes irresponsáveis.
EUDAIR FRANCISCO MARTINS

BAURU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2012

Acredito ser necessário que os representantes da nossa sofrida cafeicultura, conteste em juizo esta empresa, obrigando-a a apresentar a metodologia e os critérios tecnicos utilizados, datas de pesquisa a campo, numero e listagem dos Engenheiros Agrônomos que fizeram esta contestável pesquisa, bem como as propriedades visitadas.
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/12/2012

Pessoal brincando com fogo,

Até a Terra Forte que é louca para derrubar já viu que a safra 2012/2013 não foi tudo isso. Com quem a gente conversa aqui no Sul de Minas se esperava colher mais. safra 2013/2014 não será diferente, quebra de pelo menos 20% já é certa. Logo eles acordarão para isso também.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures