Colômbia: cresce consumo de café
Apesar de a Colômbia ser um país produtor de café por excelência e um dos maiores produtores de café do mundo, em matéria de consumo, está muito atrasado. No entanto, o número de colombianos que toma café aumentou em 2011 pelo segundo ano consecutivo, em parte devido a boa dinâmica de consumo que se apresenta no leste do país e em Cundinamarca.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Enquanto em média o consumo de café na Colômbia aumentou 1,5%, representando 60 milhões de xícaras de café a mais, na região leste esse aumento foi de 3% e, em Cundinamarca, de 4%. Esses dados foram apresentados pelo Programa de Promoção de Consumo de Café da Colômbia, o Toma Café, que contratou um estudo à companhia Nielsen para monitorar a dinâmica do consumo de café.
O principal canal de distribuição de café no país são as lojas de bairro. Santanderes é a região onde há mais participação dos supermercados independentes nas vendas de café, embora também haja vendas nas lojas de bairro.
Por outro lado, 89% do café que se consome é torrado e moído, com os 11% restantes sendo café instantâneo. A participação desses últimos no mercado tem crescido consideravelmente no último ano, segundo o Toma Café.
Por último, o estudo mostra a importância que está ganhando os cafés gourmets no país, cujo consumo cresceu a taxas superiores a 7%.
A reportagem é do www.vanguardia.com. traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!