Região Sudeste
08/12/2012: No leste do RJ, Triângulo Mineiro e noroeste de MG: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No centro-norte de MG, ES e norte do RJ: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva, principalmente à tarde. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no centro-oeste de SP. Temperatura mínima: 16°C no sul de MG.
09/12/2012: No norte de MG e norte do ES: sol e poucas nuvens. No interior de SP, sul e sudeste de MG e no RJ: nublado com fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: variação de nuvens e fortes pancadas de chuva à tarde. As temperaturas ficam mais amenas no leste de SP e no RJ.
Tendência: No leste de SP: chuva isolada. No norte de MG e noroeste do ES: variação de nuvens e pancadas de chuva. No nordeste do ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.
Tendência: No leste de SP: chuva isolada. No norte de MG e noroeste do ES: variação de nuvens e pancadas de chuva. No nordeste do ES: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.
Região Sul
08/12: No sábado, a frente fria ainda mantém o tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Com potencial para chuvas mais fortes sobre a Região Norte e a Serra Gaúcha. No restante do Estado, pancadas fracas e isoladas. Durante à tarde, já há condição para tempo mais aberto, com o sol aparecendo entre nuvens. Entre Santa Catarina e Paraná, devido ao avanço da frente fria, o tempo fica instável. Há previsão para chuvas a qualquer momento.
Tendência: No Paraná, o tempo segue instável e com chuvas a qualquer momento do dia. Além disso, há risco de temporais, na faixa leste, por conta da chuva mais intensa. Por conta da mudança na direção dos ventos para o quadrante sul, as temperaturas entram em leve declínio, mas ainda há sensação de calor. A tendência para o começo da próxima semana é que se siga a condição de variação de nebulosidade ao longo do dia e pancadas no final da tarde.
Região Nordeste
08/12: O sábado começa com tempo firme e ensolarado, garantindo a elevação das temperaturas. No final do dia a nebulosidade volta a aumentar, provocando pancadas rápidas e de baixo acumulado sobre o oeste da Bahia.
Tendência: No domingo as chuvas em forma de pancada fraca isolada avançam sobre boa parte do Nordeste. Há previsão de chuvas, entre a metade norte da Bahia, Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, além do oeste de Alagoas e Pernambuco. O dia já começa com temperaturas elevadas e à tarde os termômetros disparam, aumentando a sensação de abafamento. A tendência, para a próxima semana é da permanência das pancadas isoladas sobre parte do Estado do Ceará, Pernambuco, Alagoas, além da Bahia, Piauí e Maranhão. No restante da Região, segue a condição de tempo segue seco.
As informações são do INPE, SOMAR e Newscafeicultura, adaptadas pelo CaféPoint.
Chuvas de verão até sábado, quando chega uma frente fria
Uma frente fria avança pelo oceano ao longo deste final de semana, organizando melhor as chuvas sobre o cinturão produtor de café. Este sistema chega até o litoral do Rio de Janeiro, afastando-se em seguida para o alto mar, a partir da segunda-feira. Mesmo assim, chove em boa parte da zona da Mata produtora de café. Mais ao sul, mesmo com a passagem da frente fria ainda devemos ter chuvas em forma de pancadas no Paraná e em São Paulo.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!