Cepea/conilon: boas perspectivas para safra 2011/12

postado em 16/03/2011

 

Os cafezais de robusta no Espírito Santo tiveram boas floradas no segundo semestre de 2010, e o "pegamento" das flores foi bom, de acordo com colaboradores do Cepea. No correr de fevereiro, o baixo volume de chuva chegou a prejudicar o enchimento dos grãos em alguns cafezais. Já no início de março voltou a chover nas regiões produtoras do Espírito Santo, e o déficit hídrico do solo foi recuperado. Assim, o crescimento do robusta capixaba deve ser retomado. Agentes acreditam que, como em toda safra, a colheita da temporada 2011/12 deve iniciar no final de abril.

Com estes fatores, as perspectivas para a safra de robusta no Espírito Santo são boas. Acredita-se que a peneira e o volume produzido da variedade robusta sejam superiores aos da safra 2010/11 - que foram bem menores que o normal, também devido à estiagem no início de 2010.

Já em Rondônia, acredita-se em produção bem menor que a verificada na safra 2010/11. O tempo seco registrado em meados de agosto de 2010 no estado limitou o volume de flores nos cafezais.

Com relação às negociações, devido à necessidade de "fazer caixa", muitos produtores colocaram seus lotes à venda no final de fevereiro. Dessa forma, os preços da variedade, principalmente o tipo 7/8 bica corrida, começaram a cair. Para o tipo 6 peneira 13 acima, os preços não recuaram com tanta intensidade, visto que a oferta deste tipo de grão é baixa. A expectativa é de que um número maior de produtores coloque seus cafés à venda entre março e abril, para se capitalizarem para os custos de colheita.

As informações são do Cepea, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários:

Robson França Rodrigues

Muqui - Espírito Santo - Produção de café
postado em 16/03/2011

Não acredito em crescimento da safra como citou á reportagem,porque os grãos que foram queimados naqueles dias de sol bastante forte, não voltam ao normal,portanto,não deverá haver crescimento na safra que vamos colher,apesar da recuperação do deficit hidrico conforme citou á reportagem.

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2012 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade.